A Instituição Beneficente Irmã Dulce que conta com 268 alunos da primeira fase da educação básica, recebeu uma quadra de minibasquete projetada e executada pelos acadêmicos do 10° período noturno, de Engenharia Civil da Universidade de Gurupi - UnirG.
Participaram da inauguração, o presidente da Fundação UnirG, Thiago Benfica, a reitora Ma. Sara Falcão, o coordenador do curso de Engenharia Civil, Michael Cadeira, o professor do curso, Gilberto Correia e Silva e o representante dos acadêmicos, o estudante Higor Lira.
A Ação Cidadã faz parte do projeto Engenharia Humanizada criada pelo professor Gilberto, na disciplina Ética, Legislação e Segurança do Trabalho. “Consiste em promover uma ação social por semestre, que beneficie uma entidade social em Gurupi ou na região, que envolva ação cidadã e as ferramentas da Engenharia, com total debate na escolha do projeto, programação e execução realizada pelos próprios acadêmicos”, afirmou o professor.
“Muitos dos estudantes são de outras cidades ou regiões do país. Ao elaborarmos o projeto, pensamos em um legado que eles poderiam deixar ao finalizar a disciplina, o semestre e o curso. Dessa forma, beneficiando setores que trabalham com resgate da cidadania e também, no atendimento à população, trabalhando o lado humano e mostrando que a Engenharia também pode melhorar as condições de vida por meio de ações como essa”, frisou Gilberto Correia.
Para o coordenador Michael Caldeira, é fundamental atividades como integram os acadêmicos na comunidade, “pois além de bons engenheiros estamos formando bons cidadãos com esse envolvimento interpessoal e interdisciplinar. É uma realização profissional em poder apoiar e contribuir de alguma forma para formação pessoal e profissional de nossos alunos. Esse projeto precisa ser curricularizado, por ser uma ação que demonstra o quanto podemos fazer e contribuir com a sociedade”, enfatizou.
O acadêmico Higor Lira destacou a atividade na formação acadêmica e no caráter dos futuros engenheiros. “Penso que qualquer forma de ajuda é bem-vinda a quem necessita. Nós, alunos de engenharia civil, tivemos uma satisfação imensa ao ver as crianças felizes, desfrutando da quadra, onde realizarão atividades que ajudarão nos seus aprendizados”, relatou.
A reitora Sara Falcão e o presidente Thiago Benfica agradeceram à direção da Creche que abriu as portas da instituição para que a UnirG pudesse realizar a atividades social e reafirmaram o interesse da Instituição em promover mais ações.
A presidente da Creche, Helena Salgado se emocionou com a ideia e execução do projeto e relatou que “anteriormente a então Fafich já contribuiu e muito com as crianças e fica feliz com essa retomada da parceria, que pode resultar em mais ações”.
O projeto contou ainda com a parceria do casal Isau e Helena Salgado e da Agab, representada pelo professor Glauco Flores.