UnirG comemora inauguração das obras do campus I

15 de Junho de 2019

Na noite de ontem, 14, foi inaugurada a maior obra pública, com recursos próprios, do Tocantins, o campus I da Universidade de Gurupi - UnirG. A solenidade ocorreu no Parque das Acácias e contou com a presença de diversas autoridades e comunidades acadêmica e gurupiense.

1fachadaEntre os presentes estavam representando o goverandor do estado, Mauro Carlesse, o vice-governador, Vanderlei Barbosa, o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, a vice-prefeita, Dolores Nunes, o presidente da Fundação UnirG, Thiago Lopes Benfica, a reitora da UnirG, Ma. Sara Falcão, o juiz da vara de execução criminal, Ademar Alves, o reitor da Unitins, Augusto Rezende, o conselheiro da 4ª relatoria do TO, Napoleão Sousa Luz Sobrinho, além dos vereadores de Gurupi, secretários municipais e representantes de entidades local.

A tão sonhada obra finalmente foi entregue sob aplausos e orgulho de quem esperou1inauguraçao por esse momento. O ex-presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho foi lembrado, entre outros reitores e presidentes da Instituição.

Segundo o presidente, Thiago Benfica a obra representa o resgate de anos de espera, que irá beneficiar não somente Gurupi, mas todo o Tocantins. "O sentimento é de gratidão pela oportunidade que me foi dada, pelo prefeito Laurez Moreira, de estar a frente da UnirG e proporcionar a finalização desta grande obra. Tenho ainda gratidão pela confiança de todos os servidores envolvidos no processo, desde o posto mais simples até o superior, sem excessão a cada um que se dedicou".

1reitoraBenfica acrescentou ainda que o motivo de orgulho não era apenas dele, mas de toda a UnirG: professores e servidores administrativos. "O resultado é esse, um prédio moderno, totalmente reformado, com ambientes pensados e favoráveis, dando maior conforto, aos servidores e aos alunos, que são nossa razão de existir. Já está em andamento o processo de licitação para a reforma dos demais prédios do campus I. Pretendemos no ano que vem, também reformar o campus II, quando todas as unidades serão concluídas e oferecerão maior qualidade na infraestrutura".

Para a reitora, o momento é histórico. "Diante de tantos desafios, construímos essa obra com recursos próprios. O mérito também é dos gestores e reitores que contribuíram, além de toda a comunidade acadêmica: alunos, professores e servidores. Trazer os alunos para esse novo prédio significa acolhimentno. Com uma melhor infraestrutura irá proporcionar nota maiores de indicadores da UnirG e ensino de qualidade para todos", disse Sara Falcão.

Sobre os alunos que irão para a nova estrutura a reitora disse que será a partir de1prefeito agosto. "Os estudantes que já estão no campus I irão ocupar as novas salas, assim como, as coordenações, a reitoria e as pró-reitorias de graduação e de pós-graduação. Após a transferência, os blocos serão reformados e gradativamente todos os alunos, inclusive do campus II, também poderão usufruir das novas instalações", relatou.

O vice-governador parabenizou e destacou a importância da UnirG para o Tocantins. "Sabemos da importância de uma universidade e os benefícios que ela proporciona ao Estado. Além de profissionais, ela forma conceitos. Vemos como Gurupi está sendo bem cuidada e a cidade merece toda a atenção do governador, pelo compromisso que o gestor Laurez Moreira, administra o município. Parabéns a toda comunidade acadêmica por esta grande obra", afirmou Barbosa.

Para o prefeito de Gurupi, foram diversos os desafios para conseguir dar andamento a1vice obra. Várias reuniões foram realizadas com o Tribunal de Contas para que desse continuidade ao processo. "Graças ao apoio de todas as esferas, conseguimos realizar este tão sonhado acontecimento. Estou orgulhoso em ver a mudança dessa paissagem. Quando assumi o compromisso com a UnirG, a imagem dos prédios era de abandono e hoje constatamos a transformação. Com seriedade é possível ir além do que sonhamos".

Na ocasião o prefeito lembrou ainda dos grandes profissionais que já passaram pela1placa Instituição. "A maioria dos meus secretários formou na UnirG. Em Palmas também têm vários profissionais de alto escalão do governo formados aqui. Tenho imenso orgulho de fazer parte dessa história", concluiu Laurez Moreira.

Após os pronunciamentos, houve o descerramento da placa de inauguração e os presentes  puderam conhecer as instalações do novo campus I.

Durante a programação ainda ocorreu as apresentações dos quadrilheiros dos Arraiás da Amizade e da UnirG, além do show do grupo de forró Falamansa. O público compareceu e cerca de 6 mil pessoas estiveram presentes.

Investimento

1campusA ampliação e reforma de salas de aula, bem como, o bloco administrativo do campus I foi lançada oficialmente em agosto de 2018. O trabalho ocorreu em duas etapas. Na primeira, o investimento foi de R$ 4.012.956,90 para execução do bloco de salas de aula. Já na segunda etapa, que compreendeu o bloco administrativo, o valor foi de R$ 2.421.309,56, totalizando mais de R$ 6 milhões aplicados nas duas etapas.

Para concluir a obra, a UnirG contou ainda com o apoio da Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Intraestrutura, que colaborou com a disponibilização de máquinas, equipamentos e funcionários para o plantio de jardinagem e pavimentação do local.

Arraiá

Dando continuaidade a programação, hoje a noite, 15, ocorrerá o concurso de quadrilhas estilizadas e shows regionais com as bandas Skema do Brasil e Mário Souza. Já amanhã, 16, serão as quadrilhas da Apae e do grupo de Idosos. O show será com a banda “Xamego Meu” e Sanfoneiros.