Professor da UnirG é aprovado em programa internacional

06 de Junho de 2019

Fábio Pegoraro, professor da Universidade de Gurupi – UnirG foi um dos dois selecionados no Programa Institucional de Modernização – PIM, pelo doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas, que está sendo realizado na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. O programa será desenvolvido no Brasil e nos Estados Unidos, realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, do Ministério da Educação – MEC, em cooperação com a Comissão Fulbright e apoio do Conselho Nacional de Educação - CNE.

1aFabioPegoraroO programa foi criado para estimular a modernização do ensino superior brasileiro, em alinhamento com as reformas educacionais promovidas em muitos países, que visam fortalecer seus sistemas de educação superior, ciência, tecnologia e inovação.

A internacionalização na graduação está quebrando as barreiras antes existentes para a concepção do conhecimento, abrindo horizontes para o jovem estudante. Isso pode contribuir com estudantes cada vez mais preocupados com a resolução de problemas globais, seja no campo da engenharia, gestão, medicina entre outros”, afirmou Pegoraro.

A atuação do programa ocorrerá em assistência aos cursos de engenharias, da Escola Politécnica da PUCPR, que faz parte do programa Modernization of Undergraduate Education Program, de 2019 a 2026, pela Capes/Fulbrigth.

“A ideia é contribuir com a implementação das novas diretrizes curriculares definidas pelo MEC, acompanhando às tendências internacionais para a formação do engenheiro”, frisou o professor.

Pegoraro destacou ainda que “em setembro deste ano, terei a oportunidade de conhecer algumas ações de internacionalização e formação do estudante de graduação sob a ótica das novas demandas mundiais de conhecimento para a formação superior, e que estão sendo implementadas em universidades de reconhecidas internacionalmente”.

O professou mencionou ainda que “estou confiante nos resultados que poderão ser conquistados e a perspectiva é de que a UnirG seja beneficiada por meio da implementação de ações de internacionalização nos cursos de graduação da instituição”, finalizou Pegoraro.

O professor é mestre em engenharia de Engenharia de Produção e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO – 2012 e deverá concluir o doutorado no início de 2020.

Foto: Arquivo Pessoal