Educação Física realiza ação de Saúde Coletiva com adultos e idosos do projeto academia ao ar livre

03 de Junho de 2019

Cerca de 100 idosos participaram de uma ação promovida no Parque Mutuca II, por acadêmicos do de Educação Física da Universidade de Gurupi – UnirG. A atividade faz parte das disciplinas de Saúde Coletiva, do 2º período e de Educação Física, Cultura e Sociedade, do 6º período.

08706bab-17e9-485f-882e-7c9d145d850e
b036200d-5338-416b-9487-fde99698dae9Conforme a professora das disciplinas, Ma. Eliana Farencena, “inicialmente os alunos realizaram uma palestra salientando os efeitos positivos da prevenção e promoção do exercício físico orientado, aliado a uma boa alimentação e hábitos saudáveis. Na sequência ocorreram exercícios dinâmicos e lúdicos, além de bate-papo”, frisou.

A atividade foi de encerramento do semestre. “os idosos participantes são cadastrados no SUS e os estudantes conseguiram incorporar práticas de saúde aos conhecimentos adquiridos nas aulas. A ação vem ao encontro do objetivo das disciplinas que é a inserção do profissional de Educação Física em equipe multiprofissional no serviço público de saúde”, afirmou a professora.

Farencena destacou ainda que, o processo de envelhecimento populacional é uma realidade mundial. “Se por um lado o envelhecimento da população trouxe os benefícios de maior longevidade, por outro, aumentou a ocorrência do perfil de fb268d48-0308-4f5f-aed4-0f434a1aa1e7morbimortalidade, caracterizado pelo aumento das doenças crônico-degenerativas. Desta forma, é fundamental uma boa d6a5d71c-be8d-4572-ba1d-339403bd7eccorientação e incentivo à prática de atividade física para diminuir o índice dessas doenças causadas pelo aumento do sedentarismo e da obesidade. Além de promover melhor qualidade de vida para quem assume uma vida mais ativa e de bons hábitos diários”, relatou.

A professora Izaltina Teles, responsável pelo projeto academia ao ar livre mencionou que “foi muito importante para os idosos terem esse contato com os estudantes, além das orientações e atividades, ainda conversaram e se divertiram”.