“Muda, Mudança, Muda” vence o concurso UnirG de Poesia Falada

31 de Maio de 2019

O estudante do curso de Letras, Lucas dos Santos, foi o vencedor geral do 1º Concurso UnirG de Poesia Falada, com o texto “Muda, Mudança, Muda”. O evento ocorreu na noite de ontem, 30, na Praça D’Abadia. Uma organização dos cursos de Jornalismo e Letras da Instituição.

1111Lucas dos Santos afirmou “estou surpreso, não esperava que o meu poema fosse ganhar. Sinto-me incentivado e percebo que eventos como esses são essenciais para promover incentivo e valorizar a nossa cultura”, frisou.722fe7b9-2d42-4a17-9df2-a83b15bb0094

Dos 17 inscritos foram premiados os três melhores textos e as três melhores interpretações. O primeiro colocado na categoria Interpretação foi Vinicius Martins, com “Meu Matuto Tocantins”.

“A poesia foi inspirada nas belezas do Tocantins e na nossa cultura regional. Sinto-me muito feliz em ter participado e conquistado esse prêmio. Parabenizo a UnirG pela iniciativa e que esses festivais se tornem tradição”, mencionou Vinícius Martins.

Todos os textos selecionados para o concurso farão parte da Antologia Poética Digital, que será publicada pela UnirG.

AmazôniCantoria

32468fc9-cbb6-4152-a24f-ffbe1ac0f214O evento contou ainda com o show AmazôniCantoria, que reúne os principais músicos Tocantinenses, Genésio Tocantins, Dorivã, Juraíldes da Cruz, Braguinha Barroso e Lucimar.33dc79a2-db6d-4ba2-8711-6a8506e42a02

Dorivã falou sobre a temática escolhida para a turnê AmazôniCantoria. “Nós somos o portal da Amazônia, levamos uma mensagem bem ambiental, ecológica e dos rios. São 15 canções, três de cada artista, conhecidas do cancioneiro popular tocantinense, como Dódói, Passarinho do Jalapão, Frutos da Terra. É um balaio de canções que o povo do nosso estado já conhece de longa data”, afirmou o cantor.

Um dos organizadores do evento, Me. Paulo Albuquerque relatou que “o evento é uma oportunidade muito boa para as famílias, os jovens e crianças, apreciarem tanto a literatura que aparece como poesia falada, quanto o show dos artistas que são um marco para a história do nosso estado”.

Resultado do concurso

Geral – 1º lugar Texto: Muda, Mudança, Muda, de Lucas dos santos.

1º lugar: Muda, Mudança, Muda, de Lucas dos santos.

2º lugar: Meu Matuto Tocantins, de Vinícius Martins

3ºlugar: Comparecer, de José Carlos de Freitas

Interpretação

1º lugar: Meu Matuto Tocantins, de Vinícius Martins.

2º lugar: Muda, mudança, Muda, com Lucas dos santos.

3º lugar: Professor Qualis, Rayssa Alves

(Texto: colaboração do estudante de Jornalismo, Rodrigo Borges)