Psicologia aborda depressão na juventude para alunos secundaristas

27 de Maio de 2019

Com espontaneidade o adolescente, H.S, de 17 anos, aluno do 2º ano do Ensino Médio do Instituto Presbiteriano Araguaia (IPA), em Gurupi, falou sobre sua experiência com a depressão. “Já vivenciei essa triste realidade em algumas fases, por saudades e também, por problemas na família. O suicídio já levou alguns dos meus amigos e outros já tentaram se mutilar. Essa doença é visível no nosso cotidiano e por isso é essencial receber orientações especializadas”, disse o estudante.

1psicologia públicoH.S foi um dos mais de 300 estudantes que participaram das palestras sobre a depressão e automutilação realizadas durante todo o dia de hoje, 27, no IPA. A ação foi ministrada por acadêmicos dos 9º e 10º períodos de Psicologia, da Universidade de Gurupi – UnirG. Lucas Barros, Diogo Alves, Kárita Campos, Amanda Dias e Tainá Muniz foram supervisionados pela professora da disciplina de Estágio Ênfase A, Aline Rezende Faria Pimentel.2psicologia palestra

“No Serviço Escola de Psicologia da UnirG, onde estagiamos, recebemos muitos encaminhamentos de escolas e atendemos adolescentes que chegam com queixas de depressão. Por isso direcionamos esse bate-papo aos alunos entre 14 a 17 anos para abordar o tema, os sintomas, os tratamentos e onde buscar ajuda”, afirmou a estudante kárita Campos.

Para a professora Aline Pimentel, “a temática foi muito pertinente e achamos fundamental fazer uma abordagem acessível para os adolescentes, com quizz e conversa. O propósito foi de tirar o tabu que envolve a depressão, pois o importante é falar e procurar ajuda. Dessa forma, nossos acadêmicos também ganham experiência e saem aptos para o mercado de trabalho com total segurança”.

Conforme a educadora educacional do IPA, Flaviane Brandão, a ação foi promovida por meio de uma parceria do Grêmio 3psicologia palestraEstudantil do IPA e a UnirG. “Tendo em vista que o quantitativo dos alunos com problemas psicossomáticos vêm crescendo e, também, devido a nossa escola já ter vivenciado alguns episódios de automutilação, resolvemos buscar ajuda e somos gratos à UnirG por nos atender”, relatou a professora.