Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
21 de Maio de 2019
Na noite de ontem, 20, a professora Ma. Jocelina de Abreu Dias, aposentada neste mês, recebeu uma homenagem pelo tempo de serviço prestado à Universidade de Gurupi - UnirG. A solenidade ocorreu no auditório da Apug, em evento ao Dia do Pedagogo, comemorado em 20 de maio.
“Foi muito bom participar da construção da Instituição, desde o início da sua trajetória. Agradeço à UnirG, aos colegas, e a todos que participaram dessa caminhada de 30 anos. Desejo a todos que estão começando na profissão, que façam o que gostam, porque esse é o diferencial”, relatou a professora.
A reitora Ma. Sara Falcão participou da homenagem. “A professora Jocelina faz parte da construção da UnirG, desde faculdade, centro universitário e agora universidade. Ela colaborou muito com todo seu conhecimento, na perspectiva de formar profissionais que formem novos profissionais, que é o pedagogo. Ela deixa um legado muito grande sobre a educação e que a Instituição construiu”, mencionou a reitora.
Trajetória na UnirG
Jocelina de Abreu Dias começou suas atividades na UnirG em 1988 como professora e tornou-se funcionária estável em 1996. Atualmente ela ministrava as disciplinas de Educação Corporativa e Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil II no curso de Pedagogia e Introdução à Produção do Conhecimento – TG, em Pedagogia, Letras, Educação Física e Psicologia.
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1986), mestrado em Ciências da la Educacion. Pela Universidad Metropolitana de Asunción, PY, Paraguai. (2015). Especialização em Psicopedagogia, pela Fundação Educacional de Gurupi, Fafich (1996). A professora se destacou em experiências de gestão escolar, estágio supervisionado em educação infantil, alfabetização e ensino fundamental menor.
Evento
Com a participação de professores, estudantes e profissionais da área, foi realizada a palestra “80 anos de Pedagogia no Brasil: desafios e perspectivas”, ministrada pela professora, Drª Dilsilene Maria Ayres de Santana.
“A minha contribuição foi para discutir o sentido, a especificidade da educação e uma passagem pelo histórico do curso de Pedagogia. Assim, termos a dimensão do curso enquanto história e o pensamos na sua finalidade, que é a formação de pessoas”, afirmou a palestrante.
A coordenadora do curso, Ma. Maria Leci de Bessa Mattos, relatou que o curso de Pedagogia no Brasil comemora 80 anos e na UnirG, 34 anos. “Estamos muito felizes em comemorar essa trajetória. Já temos mais de 1.600 profissionais que se formaram aqui e que estão atuando em diversos campos no mercado de trabalho. Nós percebemos que a UnirG tem contribuído na formação de diversas pessoas. E por isso, queremos discutir as perspectivas e desafios da área”.
Durante a abertura das comemorações, o professor Audimar Dionízio interpretou o monólogo O louco, de Gibran Kaliu. As atividades do evento seguem até a noite de hoje, 21, com atividades voltadas para rodas de conversas com temas diversos e apresentações culturais, no campus I.
(Texto: colaboração do estudante de Jornalismo Rodrigo Borges)