Equipe Edifício vence o 1º Concurso de guindaste de palito de picolé

18 de Maio de 2019

Para encerrar a Semana de Engenharia Civil da Universidade de Gurupi – UnirG, foi realizado ontem, 18, no Parque Mutuca, o 1º concurso de guindaste de palito de picolé. A equipe vencedora foi a Edifício com 93,80 pontos, a segunda colocada a Beta com 59,85 e em terceiro lugar Explosão Mix, com 42,50.

vencedores guindasteO concurso de guindaste avaliou um protótipo de madeira, ligado com cola e que precisava resistir a uma determinada carga crescente, para avaliação do seu desempenho estrutural, obedecendo às normas e regulamentos da competição. A treliça devia ser uma estrutura dc961275-f0cd-4ec7-b747-bf225b15c130leve capaz de suportar cargas e pesar no máximo 400g.

Conforme o coordenador do curso, Michael Caldeira, “foram avaliadas a estética e se os guindastes estavam dentro das normas de medidas, peso, altura e resistência”.

De acordo com o presidente da Liga Acadêmica de Engenharia Sustentável e Inovação (Laesi), responsável pela organização do evento, Maycon Vasconcelos, Foram apresentados 51 equipes. “O número de inscritos superou as expectativas e com muito engajamento dos participantes. O trabalho envolveu tanto os conhecimentos teóricos quanto os aprendizados da prática, por meio da disciplina de Mecânica Vetorial”, afirmou.

Caldeira mencionou também, que dentre os objetivos do concurso, destacaram, “a aplicação de conhecimentos básicos de estática e resistência dos materiais, para resolver problemas de engenharia. Além de proporcionar a projeção de sistemas estruturais simples, praticar o aprendizado de sala de aula e estimular a criatividade e aceitação de novos desafios, explorando o trabalho em equipe e a competitividade”.

A banca avaliadora foi composta pela reitora Ma. Sara Falcão e os professores Willian Matheus, Ângela Mendes Stival e Luan Alencar.

O acadêmico do 1º período Eder Garcia recebeu o troféu da reitora Sara Falcão e relatou que “fomos pela intuição e procuramos fazer diferente, mas dentro das normas do regulamento 060c9529-ceb3-496b-8924-aa3a0e9f5b26do concurso. Acreditamos que o nosso trabalho seria um dos bem colocados, mas ser o vencedor foi muito gratificante e incentivador”, disse o acadêmico.6673b1ab-1199-4df7-85c6-8adc922ae61a

Vencedores

Os três melhores trabalhos foram premiados com troféus e dinheiro. Para o primeiro colocado R$120, para o segundo R$ 100 e para o terceiro R$ 75.

1º lugar: Equipe Edifício

Acadêmicos: Eder Garcia, Marcellus Macedo, Gabriel Rodrigues e Tássio Rodrigues.

2º Lugar: Equipe Beta

Acadêmicos: Frésio Santos, Rafael Nunes, Lucas Pinheiro e Anderson Lima.

3º Lugar: Explosão Mix

Acadêmicos: Adriano Fernandes, Andressa Alves, Alcides Fabrício e Welligton.

A III Semana de Engenharia foi iniciada no último dia 16 e contou com palestras, oficinas gratuitas, visitas técnicas, além de minicursos realizados pelas ligas acadêmicas (Laesi, Lagete e Lacar).

Os participantes receberão certificado de participação. O evento foi organizado pela coordenação do curso e ligas acadêmicas. A Semana conta ainda com apoio da UnirG, Prefeitura de Gurupi e Associação dos Engenheiros do Sul Tocantinense.