Engenharia realiza 1º concurso de guindaste de palito de picolé neste sábado

15 de Maio de 2019

A partir das 16h, deste sábado, 18, no Parque Mutuca, haverá o 1º concurso de guindaste de palito de picolé do curso de Engenharia Civil, da Universidade de Gurupi – UnirG. O evento faz parte da programação da III Semana de Engenharia, que ocorrerá de 16 a 18 deste mês.

Post-Semana-de-EngenhariaO concurso de guindaste é a avaliação de um protótipo de madeira, ligados com cola e que deverá resistir a uma determinada carga crescente, para avaliação do seu desempenho estrutural, obedecendo às normas e regulamentos da competição. A treliça deve ser uma estrutura leve capaz de suportar cargas, com peso de no máximo 400g.

Conforme o coordenador do curso, Michael Caldeira, dentre os objetivos do concurso, destacam, “a aplicação de conhecimentos básicos de estática e resistência dos materiais, para resolver problemas de engenharia. Além de proporcionar a projeção de sistemas estruturais simples, praticar o aprendizado de sala de aula e estimular a criatividade e aceitação de novos desafios, explorando o trabalho em equipe e a competitividade”.

Os três melhores trabalhos serão premiados com troféus e dinheiro. A comissão de fiscalização será composta por professores das turmas participantes e por alunos, sendo encarregada de verificar se os guindastes se adequam às prescrições do regulamento da competição.

O trabalho deverá ser realizado em grupos formados por acadêmicos de Engenharia Civil e alunos do 3º ano do ensino médio, regularmente matriculados em 2019. O número máximo de participantes será de quatro integrantes por equipe.

Inscrições

As inscrições estão abertas até no próximo dia 17, ao custo de R$ 20 e dois quilos de alimentos não perecíveis por equipe. O procedimento deve ser feito com o preenchimento da ficha de inscrição impressa disponibilizada pela equipe organizadora, na coordenação do curso, no campus I.

O campus I está localizado na avenida Antônio Nunes da Silva nº 2195, Parque das Acácias.

Mais informações sobre o concurso no regulamento completo, aqui.

Semana

A Semana de Engenharia contará com palestras, oficinas gratuitas, além de visitas. Já para os minicursos, realizados pelas ligas acadêmicas (Laesi, Lagete e Lacar), os participantes deverão contribuir com dois quilos de alimentos não perecíveis.

Os participantes receberão certificado de participação. O evento é organizado pela coordenação do curso e ligas acadêmicas. A Semana conta ainda com apoio da UnirG, Prefeitura de Gurupi e Associação dos Engenheiros do Sul Tocantinense.

A programação da Semana pode ser acessada aqui.