Estudantes de Jornalismo visitam a Organização Jaime Câmara em Palmas

14 de Maio de 2019

O contato com a prática jornalista foi um dos propósitos da visita técnica de acadêmicos do curso de Jornalismo, da Universidade de Gurupi – UnirG, ao grupo Jaime Câmara, em Palmas. Os estudantes foram acompanhados pela professora Catarina Muniz, que ministra as disciplinas de Fundamentos do Jornalismo e da Notícia, História da Comunicação e do Jornalismo e Teorias do Jornalismo.

jornalismo 3Na visita, a equipe observou como funciona a produção do Jornal Anhanguera e do Bom dia Tocantins, desde a escolha de pautas até a veiculação das matérias. Os acadêmicos também conheceram a redação do Jornal do Tocantins, do portal G1 de notícias e a rádio CBN, onde receberam orientações sobre como conduzir um rádio jornal.jornalismo unirg1

Os estudantes tiveram ainda, a oportunidade de participar de uma conversa com o editor-chefe da Organização Jaime Câmara, Tião Pinheiro, que falou sobre a evolução dos Jornais e a importância na apuração de fatos para notícias. “Com a chegada das redes sociais, qualquer um dissemina as notícias, porém é papel dos jornalistas a apuração e a investigação dos fatos, encaminhando ao público as notícias completas e verídicas” frisou Pinheiro.

A acadêmica do 6º período, Fernanda Limeira, mencionou que, “foi uma oportunidade excelente para conhecermos o funcionamento do jornalismo em suas principais vertentes, e ainda pude absorver a real importância do jornalismo ético, feito da maneira correta, apuração dos fatos. A produção de um jornal é mais complexa do que podemos imaginar”, comentou Fernanda.

jornalismo 2Para a professora Catarina Muniz, “depois das aulas teóricas, é importante que o acadêmico conheça na prática a rotina e o processo na produção de uma notícia e a valorização do profissional no mercado de trabalho. O intuito da visita foi enriquecer o conteúdo ministrado em sala de aula”, afirmou Muniz.

A estudante do 1º período, Alice Barbosa, mencionou que “a visita foi importante para nós, alunos, que tivemos maior contato com a prática da profissão. Além da oportunidade de aprender com profissionais da nossa região”, destacou.

(Texto: colaboração do curso de Jornalismo e do estudante Rodrigo Borges)