Feirão de Impostos de Ciências Contábeis ocorre esta sexta

10 de Maio de 2019

Durante todo o dia de hoje, 10, até às 22h, é realizada mais uma edição anual do Feirão de Impostos, do curso de Ciências Contábeis da Universidade de Gurupi – UnirG. A exposição pode ser visitada pela população, no Centro de Ensino Médio (CEM), de Gurupi.

Feirão2O evento é realizado paralelo à 17ª edição nacional do Feirão de Impostos, com o objetivo de informar e alertar a população sobre a alta carga tributária que incide em serviços e bens de consumo.

feirão3

Conforme a coordenadora do curso, a professora Cláudia da Luz Carvelli, a temática desse ano “Menos é Mais” tem o propósito de conscientizar os brasileiros sobre a importância de uma reforma tributária no país.

“São representados produtos do nosso cotidiano com o valor de mercado tributado, e quanto pagaríamos se houvesse a isenção do mesmo, a ideia é mostrar o valor real de quanto nós consumidores pagamos de impostos”, mencionou Carvelli.

A estudante do 4º período Isabella Triers relatou que “a atividade tem proporcionado bastante aprendizado e direciona ainda a interação com a comunidade. Aqui apresentamos os tributos de produtos alimentícios, esportivos, maquiagens, vestuários, bebidas e tinturas, dentre outros”.

A aluna do 1º ano, Francyelle Soares, visitou a exposição e anotou os valores de produtos aos quais demonstrou interesse. “Fiz a anotação das taxas para o iphone 4, biscoitos recheados e de um par de luvas. Observei que o imposto para o celular foi muito alto, calculado em mais de R$ 1.500”, exemplificou.

Demonstrativos

Durante à tarde, as professoras Patrícia Pinheiro e Rúbia Caetano orientaram os estudantes do 4°, 5° e 7° períodos do curso, responsáveis pela ação.

feirão“O propósito é levar o conhecimento para as pessoas sobre o que é a carga tributária. A demonstração é feita por etiquetas com o valor do produto e o valor do tributo”, afirmou a professora Patrícia Pinheiro.

O acadêmico Gleyson Ramos, do 7º período, relatou que “notamos tributos altíssimos hoje em dia, em produtos que são necessários, como alimentação. Já emfeirão4 outros produtos que são considerados de luxo ou supérfluos, não são tão altos”, mencionou o estudante.

A professora Rúbia Caetano frisou que “durante o evento são apresentados aos visitantes, o impostômetro (medidor de impostos), que já registrou neste ano, arrecadação de mais de R$ 914 bilhões. O cidadão trabalha atualmente cinco meses do ano para pagar impostos”, destacou.

Durante o Feirão também foi apresentado os dados do Sonegômetro (medidor de sonegação de impostos), que contabiliza até o momento mais R$ 202 bilhões.

São parceiros do evento, a Confederação Nacional de Jovens Empresários – Conaj, representados no Tocantins pela Associação dos Jovens Empresários e Empreendedores – Ajee.

O Colégio de Ensino Médio (CEM) está situado na avenida São Paulo, entre as ruas 5 e 6, no Centro de Gurupi.

(Texto: com a colaboração do estudante de Jornalismo Rodrigo Borges).