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29 de Abril de 2019
Internacionalização, acompanhamento dos egressos e estruturação da Biblioteca são alguns dos pontos trabalhados pela comissão responsável pela reformulação do Plano de Desenvolvimentos Institucional (PDI), da Universidade de Gurupi – UnirG.
A recomendação para a adequação do PDI foi expedida em 2018, pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), em ocasião do credenciamento por transformação da Instituição em universidade.
Conforme o vice-reitor da UnirG, Dr. Américo Ricardo M. de Almeida, o novo regimento deverá ser entregue ao CEE até setembro deste ano. “A primeira etapa da comissão consiste na elaboração de um formulário democrático a ser disponibilizado em breve, para a comunidade acadêmica e a população. O questionário será aberto e colherá as sugestões de como os participantes querem que seja a nova universidade”, relatou Almeida.
Sobre os pontos a serem estruturados, o vice-reitor adiantou que “será criada uma associação do egresso para acesso a um banco de dados e acompanhamento dos profissionais formados pela Instituição. A Biblioteca Digital está em fase de implantação, com previsão para funcionamento no segundo semestre e, além disso, buscamos capacitações voltadas para a internacionalização, dentre outros andamentos”, frisou.
Como parte dessa qualificação, no dia 07 de maio, Dr. Ricardo Almeida participará do Workshop Internationalization at Home: Perspectives for Undergraduate Studies, em Porto Alegre (RS). O evento é promovido pela PUC-RS e será ministrado em inglês sem tradução.
PDI e Planos Pedagógicos
O PDI será reestruturado para os próximos cinco anos, constituindo-se num documento que identifica a UnirG, no que diz respeito ao trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à organização e às atividades acadêmicas que desenvolve e/ou que pretende desenvolver.
Já o Plano Pedagógico Institucional (PPI), que orienta e normatiza todos os Planos Pedagógicos dos Cursos (PPCs), também será agregado ao PDI reformulado. O PPI está sendo elaborado pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE - Institucional), que foi criado pela atual gestão da Reitoria, sendo composto por um representante de cada NDE dos cursos.
As reuniões da Comissão do PDI ocorrem todas as sextas-feiras, à tarde, na sala da Vice-Reitoria, no Centro Administrativo. Já os encontros do NDE são às quartas-feiras, a partir das 14h, na sala 22, do Campus I.
Comissão do PDI
Américo Ricardo M. de Almeida – vice-reitor
Antônio José Roveroni – docente
Afef Tarrão Sivestre – discente
Jenilson Alves de Cirqueira – comunidade (vereador)