Publicação de artigo científico dispensa apresentação de TCC em Fisioterapia

22 de Abril de 2019

As graduandas do curso de Fisioterapia da Universidade de Gurupi, Daianne Pereira Nascimento e Ananda Caroline Barreira da Silva, publicaram na Revista Amazônia Science & Health, o trabalho científico “Avaliação da criolipólise como terapêutica para a redução da adiposidade abdominal”. Com a publicação elas conseguiram a dispensa da apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

cover issue 65 pt BRA estudante Daianne Nascimento, relatou que “o artigo nos permite melhorar o nosso conhecimento, ter uma experiência na área científica e enriquece o nosso currículo. Estamos muito satisfeitas com o mérito de sermos as primeiras acadêmicas a terem a dispensa da apresentação do TCC. Agradeço aos orientadores e demais professores pelos empenhos de buscar esse resultado junto conosco”.

Desde junho de 2018, o colegiado de Fisioterapia aprovou a dispensa da apresentação do TCC para acadêmicos que publicassem seus trabalhos em revistas com qualificação Qualis durante a graduação.

O Trabalho

As acadêmicas foram orientadas pela professora Ma. Sávia Denise Silva Carlotto Herrera e o trabalho contou com a colaboração especial do professor Dr. Jairo Azevedo Junior.

Criolipólise é uma das técnicas que buscam eliminar a gordura localizada e reduzir medidas corporais. O objetivo da pesquisa foi de avaliar a aplicação de apenas uma sessão da Criolipólise, na redução da gordura localizada na região abdominal.

Foram avaliadas 36 mulheres que não realizavam dieta, para não comprometer o resultado da pesquisa. “Foram verificadas várias medidas nos abdomens delas e fizemos ainda, testes estatísticos. Avaliamos tanto a satisfação pessoal das pacientes, quanto o efeito significativo da redução”, frisou Herrera.

O teste estatístico foi aplicado por meio das medidas que levaram em conta as variáveis: índice de Massa Corporal (IMC), perimetria (pela fita métrica) e com peso.

O artigo na área de dermatofuncional concluiu que houve uma grande porcentagem de sucesso com apenas uma única sessão de criolipólise entre as pacientes que escolheram a técnica para redução da gordura abdominal. Considerando a principal queixa das pacientes quanto ao excesso de gordura abdominal e as principais expectativas relacionadas à diminuição do volume e de medidas corporais. “Nós fizemos a medição antes da sessão e após sete dias colhemos novamente os dados, para verificar se o efeito era duradouro. Das 36 mulheres, apenas duas tiveram aumento de peso corporal, porém, onde foi aplicada a técnica houve a redução das medidas, comprovando a eficácia da criolipólise”.

(texto: colaboração do estudante de Jornalismo Rodrigo Borges)