Gestantes participam de encontro promovido por Enfermagem

09 de Abril de 2019

Encerrou na manhã de hoje, 09, o encontro de gestantes realizado no campus I, da Universidade de Gurupi – UnirG. Participaram mulheres dos setores Campos Belos, Parque das Acácias, Parque dos Buritis e Alto da Boa Vista.

gestantes unirg 2O evento debateu assuntos relevantes para as grávidas, como: A importância do pré-natal; Doenças específicas da gestação; Trabalho de Parto; Cuidados com R.N; Planejamento Familiar; Aleitamento Materno e Humanização (Rede Cegonha, BLH, prematuridade).

Para a professora Leandra Barros, nem sempre conseguimos abordar esses assuntos nas consultas de pré-natal “a ideia surgiu da necessidade de estimular os alunos a montarem projetos, e que precisam realizar atividades dentro da comunidade, voltadas à atenção básica, de promoção e prevenção à saúde”, afirmou Barros.

“Nós aprendemos muito nesses momentos e esse aprendizado vai ser muito valioso na hora da necessidade. Precisamos estar bem informadas e cuidar da nossa saúde e a do nosso bebê, para que tudo gestantes unirg 1ocorra bem”, disse a dona de casa, Adaires da Silva.

A psicóloga do NASF, Rejane Lima relatou que “essa proposta de se trabalhar com as gestantes, principalmente abordando temas sobre assuntos que elas vivenciam nesse período tão importante, serve para empoderá-las, pois temos uma rede de apoio impulsionada a promover ajudas. Em vista disso diminuímos até os atendimentos na UBS, pois elas já vão se sentir bem mais seguras diante de alguns sintomas normais”, frisou.

Para a acadêmica do 10º período, Anamim Souza Pereira “é importante para nós estudantes adquirirmos conhecimento e criarmos vínculos com a comunidade, além de beneficiar as grávidas, que nesse período necessitam de bastante informação”, destacou.

A ação foi organizada pelo curso de Enfermagem da UnirG e a Unidade Básica do Parque das Acácias, em parceria com a Secretaria de Ação Social, Hospital Regional de Gurupi e empresários locais.

(Texto: colaboração do estudante de Jornalismo Rodrigo Borges)