Obra elaborada por professores da UnirG compõe acervo de Biblioteca, na Itália

05 de Abril de 2019

A Biblioteca da Fondazione Lelio e Lisli Basso – Onlus, em Roma, na Itália, disponibilizou exemplares do livro Medicina & Saberes, produzido com a participação de professores, estudantes e egressos do curso de Medicina, da Universidade de Gurupi – UnirG e de outras instituições.

livroA obra foi publicada pela Editora Kelps, com 126 páginas, em 2018. Os organizadores são os professores da Instituição Dr. Walmirton Bezerra D'Alessandro e a Ma. Sara Falcão de Souza, em parceria com o professor da Faculdade Araguaia, de Goiânia, Dr. Adelmar Santos de Araújo. O livro conta com a participação de artigos e relatos de experiências, com envolvimento de 44 pessoas que desenvolveram conhecimentos ao longo da vida acadêmica e profissional.

Para a reitora da UnirG, Ma. Sara Falcão, é um ganho imenso para a Instituição ter a obra disponíbilizada na Biblioteca da Fondazione Lelio e Lisli. “Ficamos felizes em ver o reconhecimento do livro, que foi elaborado com diversas pesquisas feitas por nossos alunos e egressos. Ofertando assim, para a comunidade internacional, o conhecimento do que produzimos aqui em consonância com outras instituições”, disse a reitora.

Conforme o professor Walmirton, a obra é produto do conhecimento coletivo. “Os estados de Goiás, Tocantins e Acre são beneficiados em decorrência pela busca do saber científico entre professores, profissionais e acadêmicos. A sala de aula pode transformar-se em laboratório onde é produzido um novo saber”, afirmou.

Os autores destacaram suas experiências por meio das pesquisas com enfoque técnico – científico criterioso em uma diversidade de assuntos. “Não se trata de teores rotineiros, feitos e acabados. Mas, de uma proposta associada a um desafio de conquista”, mencionou D'Alessandro.

O livro destaca ainda, a interdisciplinaridade, contribuindo para o entendimento maior e integrado da pesquisa e do conhecimento científico. Os autores comunicaram suas experiências por meio de metodologias claras e objetivas para todos os segmentos da sociedade.  “Os resultados conduzem a conclusões que auxiliam no sentido de que informações inéditas podem ser obtidas a partir do uso de métodos e técnicas apropriadas”, frisou o professor.

Fondazione Lelio e Lisli Basso

A fundação foi criada em 30 de julho de 1973, é um centro de documentação e pesquisa, treinamento e promoção cultural nascido da fusão da biblioteca pessoal de Basso com o Instituto para o estudo da sociedade contemporânea (Issoco).

A biblioteca possui um acervo de obras em sua maioria sobre ciências sociais, humanas e saúde.  Possui um arquivo histórico do século 16, com cerca de 60 coleções que incluem documentos em papel, iconográficos, fotográficos e audiovisuais.

Confira aqui o link de um vídeo explicativo sobre o livro.

O exemplar pode ser adquirido ao custo de R$ 20.00, com o professor Walmirto D'Alessandro pelo telefone (62) 8110-9616 .

(*)Com informações da internet