Jornalismo lança revista Lead

28 de Março de 2019

Durante o evento em comemoração ao Dia do Jornalista será lançada uma revista produzida por professores e estudantes da Universidade de Gurupi – UnirG. O encontro será no dia 08 de abril, a partir das 19h15, no auditório do Centro Administrativo da UnirG.

5625b2ac-6394-4218-9d14-65ac99cd7284A revista Lead é um trabalho de conclusão de curso, do estudante Natan Fernandes. O produto contou com a colaboração dos professores, Paulo Albuquerque e Catarina Muniz. Acadêmicos que cursaram a disciplina de Produção e Edição em Revista, também contribuíram com o trabalho.

O objetivo do projeto foi de contar e relatar o surgimento e a trajetória de alguns dos principais veículos de comunicação do sul do Tocantins, como o Cocktail, Atitude Tocantins e as rádios de Alvorada e Formoso do Araguaia. O surgimento do jornalismo esportivo também compõe as histórias contadas pela Lead.

Conforme Natan Fernandes, a revista é importante porque conta a história de alguns personagens e veículos de comunicação da região. “Ela mostra como surgiram as iniciativas para as criações de veículos de imprensa. Abordar essas histórias faz com que a comunidade tenha mais identificação com a imprensa”, ressaltou o estudante.

Para o coordenador e professor do curso, Paulo Albuquerque “a revista é o cumprimento de uma obrigação do jornalista, ela pode ser sim um marco, porque a partir dela podem surgir novos produtos voltados para o mesmo propósito, que é historiar a comunicação regional” afirmou Albuquerque.

Durante o evento será ministrada a palestra Os Dados e o Jornalismo Investigativo, desenvolvido pelo Jornalista Lailton Costa. Ele é mestre em Comunicação, tem experiência em jornalismo investigativo e estuda os gêneros jornalísticos e suas aplicações. Atualmente é editor da coluna Antena Ligada, no Jornal do Tocantins.

As inscrições estão abertas e seguem até 05 de abril. Podem ser efetuadas por estudantes e profissionais, no site www.unirg.edu.br/eventos. A oferta é de 60 vagas gratuitas.

(Texto: colaboração do estudante de Jornalismo, Rodrigo Borges)