Direito inicia o semestre com discussões de interesse nacional

22 de Março de 2019

A proteção dos recursos hídricos e o poder da oratória foram alguns dos temas debatidos em evento realizado pelo curso de Direito, da Universidade de Gurupi – UnirG, na noite de ontem, 21. A comunidade acadêmica compareceu no Clube da OAB para prestigiar o l ciclo de palestras sobre meio ambiente e cidadania e a Aula Magna do curso.

direitoagua1Estiveram presentes a reitora da UnirG, Ma. Sara Falcão, o chefe de gabinete da Fundação UnirG, Ronaldo Victor que representou o presidente Thiago Benfica, a coordenadora do curso de Direito, Kadyan Gonzaga e a professora e coordenadora do projeto de extensão Meio Ambiente e Cidadania, Kárita Scotta, dentre outras autoridades.

O ciclo de palestras contou com os engenheiros agrônomos, Drª. Asafe Santa Bárbara, Dr. Stanley Bezerra Bandeira e o promotor de Justiça, Dr. Francisco Brandes.aulamag2

A Drª. Asafe Santa Bárbara, engenheira Agrônoma, perita, gestora ambiental e presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza, ministrou a palestra Instrumentos de proteção dos recursos hídricos. “Há um mau uso do recurso hídrico e no Parlamento das Águas que é o Comitê, se discute o uso da água em quantidade e qualidade. Nele podemos propor algumas medidas que possam beneficiar tanto a bacia hidrográfica, como também fazer discussões no âmbito nacional”, relatou a palestrante.

Para a professora Kárita Scotta é fundamental a abordagem sobre os recursos hídricos na Academia. “A partir da década de 70, a preocupação com os recursos naturais tem se tornado cada vez mais importante, tendo em vista o avanço da escassez e da degradação ambiental”, comentou.

Ainda durante o evento o palestrante Dr. Stanley Bezerra Bandeira ministrou sobre “A competência dos órgãos de fiscalização na manutenção de qualidade hídrica”. Na sequência, o Dr. Francisco Brandes abordou  “A atuação do Ministério Público na garantia da segurança hídrica”.

Aula Magna

aulamag1Após o ciclo de palestras foi realizada a Aula Magna, com o tema “O poder da oratória”, ministrada pelo Me. em Direito Alessandro Sanches. Ele é professor de Direito Empresarial, Filosofia do Direito e Ética Profissional nos cursos preparatórios da rede LFG e autor de diversas obras jurídicas.

Conforme Sanches, a ideia foi trazer uma oratória diferente do que geralmente é apresentada, que as pessoas buscam e acreditam servir para todos. “Na verdade, cada ser humano é diferente e tem algum tipo de fórmula que funciona subjetivamente para ele próprio. É necessário não apenas buscar o padrão do público, mas também do palestrante para encontrar essa sinergia”, mencionou.

O evento foi realizado pelo curso de Direito e o Projeto de Extensão Meio Ambiente e Cidadania, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - subseção de Gurupi, Instituto Julio César Sanchez, Prefeitura de Gurupi, Liga Acadêmica de Direito Civil (LADC) e Liga Acadêmica de Ciências Criminais (LACCrim).

(Texto: colaboração do estudante de Jornalismo, Rodrigo Borges)

Fotos: John Sousa e Malena Martins