Acadêmicos de Engenharia Civil participam de ensaio geotécnico

18 de Março de 2019

A turma da disciplina de Estradas 2, do curso de Engenharia Civil, da Universidade de Gurupi – UnirG, participa de ensaios geotécnicos – CBR, o principal em obras de estrada. As atividades ocorrem no Laboratório de Geotecnia, no campus I, supervisionadas pelo professor Willian Mateus.

englabunirg3O professor relatou que Com o ensaio em laboratório, os alunos aprendem na pratica como é realizado o dimensionamento de estradas conforme o padrão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – Dnit.englabunirg1

“É fundamental que os alunos unam a teoria com a prática. O CBR é um ensaio essencial para determinação da resistência dos pavimentos das estradas Brasileiras. Com ele, conseguimos dimensionar as camadas da pavimentação de forma que suportem a carga exercida pelo tráfego de veículos”, frisou Willian Mateus.

O acadêmico do 8º período, Rafael Sousa, mencionou que “é muito bom aprender na prática como realizar um CBR. No laboratório as aulas se tornam mais dinâmicas, possibilitando atividades que nos mostram como realmente é ser um engenheiro de sucesso", disse o aluno.

O ensaio CBR ou ISC (Índice de Suporte California) é um ensaio normatizado pela NBR 9895 e pelo Dnit, pela norma 172/2016.