Mesa Brasil aponta recorde de alimentos arrecadados pelo Cidadão Universitário

16 de Março de 2019

Mais de 13 toneladas de alimentos foram arrecadadas pela 33ª edição do Cidadão Universitário da UnirG. As provas sociais ocorreram entre 15 de fevereiro até ontem, 15, com a participação ativa da comunidade.

cidad02“Após a nossa parceria com o projeto Cidadão Universitário, esta edição foi recordista e estamos muito felizes, não apenas pela arrecadação, mas pela mobilização dos acadêmicos. Essa quantidade nos possibilita atender outras cidades da região como Araguaçu, Alvorada, Aliança, Cariri, Formoso do Araguaia e Lagoa da Confusão, cujas instituições são cadastradas ao Mesa Brasil”, afirmou Tatiane Barreto, supervisora do Projeto Mesaalimentos2 Brasil, do Sesc, responsável pela distribuição das doações para entidades beneficentes.

O Mesa Brasil começou a parceria com a UnirG em 2006, com paralisação em 2007 e retorno em 2013, participando de 13 edições seguidas.

Nessa edição, o curso de Enfermagem conquistou a primeira colocação prova de arrecadação de alimentos não perecíveis, com 4.274.300 quilos, seguido de Engenharia Civil com 4.030,670 quilos e Fisioterapia com 1.734,310.

“Estou muito satisfeita com a participação de todos os cursos. Esse número recorde de demonstra que a comunidade abraçou a causa e que o projeto é colaborativo. Só temos a comemorar e agradecer a todos pela confiança depositada em nós”, mencionou a reitora da UnirG, Ma. Sara Falcão.

alimentos3O acadêmico do 1º período de Enfermagem, Luiz Pedro dos Santos, relatou que “começamos a arrecadar os alimentos desde a largada do projeto. Fomos pela mobilização e estamos com a sensação do dever cumprido pela oportunidade de ajudar o próximo”, frisou o estudante.

Para o acadêmico veterano de Engenharia Civil, vice-presidente da Atlética Muralha, Vinícius Matos, essa edição contou com algumas adaptações que resultaram em um número maior de participantes. “Tenho acompanhado o projeto há um tempo e percebo que a participação dos acadêmicos cresceu, está bem organizado e esclarecido. Conseguimos uma grande quantidade de alimentos e estamos empenhados e animados com as atividades”.

O Cidadão Universitário foi criado há 16 anos para abolir o trote violento e recepcionar os novos alunos com integração, diversão e inserção nas causas sociais. A última edição do projeto arrecadou cerca de sete toneladas de alimentos.

Os números de doação de bolsas de sangue e cadastro de medula óssea pelo Núcleo de Hemoterapia estão sendo contabilizados e serão divulgados posteriormente, assim com os dados das doações de vidros para o Banco de Leite, do Hospital Regional de Gurupi.

Fotos: divulgação