Curso Filosofia, Literatura e Cinema realiza primeiro encontro

26 de Fevereiro de 2019

Com o filme Neruda, de Pablo Larraín, foi iniciado o curso Filosofia, Literatura e Cinema 2019. As inscrições continuam abertas e podem ser feitas pelo site lapisvia.com.br e o investimento é de R$ 10.

filosofia11A primeira etapa foi apresentada por alguns dos coordenadores do projeto, os professores mestres, José Carlos de Freitas, Joel Moisés Silva Pinho e Maria Wellitania de Oliveira. O encontro destacou a vida e obra dos poetas Pablo Neruda, Garcia Lorca, Cora Coralina, Gabriela Mistral, Allan filosofiaGinsberg e Leopardi.

Conforme o professor Me. José Carlos de Freitas, o primeiro encontro abordou o tema Poesia & Resistência. Ele destacou cinco pontos: A vida, a obra e o engajamento político de Neruda; A distinção entre poesia e filosofia, segundo Antonio Cicero, filósofo, poeta e crítico brasileiro; Poesia e resistência, segundo Alfredo Bosi, outro crítico brasileiro; O contexto das ditaduras na Espanha e no Chile e sua serventia para leituras atualizadas de engajamento e A questão do engajamento e a qualidade estética de um poeta.

028cbca2024471bb6fb5bf3ce31268e0 XLSobre o filme

Neruda foi produzido em 2016 e dirigido por Pablo Larraín. Retrata o final da década de 1940, quando a Guerra Fria chegou ao fim no Chile. O governo de Gabriel González Videla começou a perseguir o poeta e ex-senador, vencedor do Prêmio Nobel, Pablo Neruda, por fazer parte do Partido Comunista.

Os slides da palestra e alguns livros de Pablo Neruda estão disponíveis aqui.

A temática da edição do curso aborda Poesia e existência poética. Os participantes receberão certificado de 30 horas.