Provas sociais do 33º Cidadão Universitário mobilizam comunidade

25 de Fevereiro de 2019

Doações de sangue, cadastro de medula óssea e arrecadação de alimento não perecível e de embalagens de vidro compõem as provas sociais desta edição do projeto Cidadão Universitário da UnirG. O período está aberto e segue até o dia 15 de março.

Logo Cidadão 33 edNo semestre passado o projeto arrecadou 111 bolsas de sangue e sete toneladas de alimentos, doados para entidades beneficentes.

Conforme a professora Gisela Guadalupe, coordenadora da equipe de organização, a maioria dos cursos está dedicada na realização das provas. “Muitas equipes já têm feito doações de sangue e realizado o cadastro de medula, outras estão utilizando ações estratégicas de incentivo à doação de alimentos, envolvendo familiares e a comunidade. Estamos mantendo um canal aberto com os representantes dos calouros e essa semana nos reuniremos com as atléticas e DCE para incentivar o envolvimento de todos”, afirmou.

Requisitos para doação de sangue

Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal), pesar no mínimo 50 kg, estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Caso seja após o almoço, aguardar duas horas. O doador deverá ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas, apresentar documento de identificação com fotografia, emitido por órgão oficial. Para os menores de 18 anos, é necessário o consentimento dos responsáveis.*

Locais de doação

A coleta de sangue e o cadastro de medula óssea ocorrem no Núcleo de Hemoterapia de Gurupi, de segunda a sábado das 08h às 11h (rua 01, entre as avenidas Ceará e Pernambuco, ao lado do Samu).

Já a arrecadação de alimentos continua em parceria com o Mesa Brasil, projeto social do Sesc, entregue das 08 às 12h e das 14 às 18h, (avenida Goiás entre ruas 9 e 10).

Os vidros doados deverão ser com tampas de plástico, modelo café solúvel. As embalagens serão doadas para o Banco de Leite Humano do Hospital Regional de Gurupi (HRG) e devem ser entregues no local. O funcionamento é nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras das 7h às 11h30 e das 13h30 às 18h.

Os telefones de contatos do Núcleo de Hemoterapia  é (63) 3312-2237, do Mesa Brasil (63) 3316-1817 e do Banco de Leite (63) 3315-0258.

Resultado da prova do bolo

boloPara comemorar o aniversário da UnirG foi realizada a primeira prova da edição, a confecção do bolo para os parabéns da Instituição, no campus II. O desafio foi para cada curso preparar um bolo sem sabor, com ingredientes básicos, com medidas específicas anunciadas e sem recheio. O bolo deveria ser confeitado uma hora antes dos parabéns. Cada equipe que cumpriu os requisitos foi premiada com 400 pontos. Para cada item não cumprido foram descontados 50 pontos.

Confira o resultado da primeira prova aqui.

Confira a pontuação de cada prova e mais informações no regulamento geral, clicando aqui.

*Com informações do Ministério da Saúde http://portalms.saude.gov.br/acoes-e-programas/doacao-de-sangue