Estudantes de Farmácia inovam nos atendimentos da saúde pública, em Gurupi

20 de Fevereiro de 2019

Nem sempre a recomendação de uma receita médica é compreendida pelo paciente, o que pode comprometer e dificultar o tratamento. Em casos como este, entra a atuação do farmacêutico. Nesta semana foi realizado um atendimento diferenciado por acadêmicas de Farmácia da Universidade de Gurupi (UnirG), na Clínica Escola de Farmácia da Instituição, na UBS do Setor Vila Nova. A metodologia foi bem aceita e se tornará num procedimento operacional padrão nos atendimentos da UBS.

farmáciaunirg01As estudantes do Estágio Supervisionado II do curso, Rayssa Dheime, Natalia Ribeiro, Maria Socorro, Hellen Cleisla, Daiane Costa e Livia Corrêa, orientadas pelo professor Me. Bruno Nunes do Vale inovaram utilizando formas mais simples, como marcações coloridas para orientar o farmáciaunirg1paciente com dificuldades em compreender quanto ao uso devido do medicamento prescrito.

Conforme o professor Bruno do Vale, o paciente estava confuso com o tratamento prolongado. “Ele chegou indeciso sem saber como fazer o uso correto, pois a receita especificava quatro tipos de tratamentos com o mesmo medicamento e diminuição das doses sequenciais. Com isso, as alunas tiveram a ideia de especificar cada tratamento com cores diferentes, e assim, o paciente conseguiu entender com maior clareza a receita médica. A partir disso, resolvemos adotar o procedimento para todos os pacientes”.

farmaciaunirg3“O que me chamou a atenção também foi o cuidado do médico ao prescrever com atenção a medicação detalhando a dosagem. A nossa colaboração facilitará o trabalho do médico, que nem sempre consegue dar total atenção ao paciente, devido o volume de consultas, auxiliando-o no uso correto do medicamento”.

Os atendimentos do Estágio Supervisionado neste semestre ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 12h25.