Segunda turma de Residência Médica é concluída por egressas da UnirG

20 de Fevereiro de 2019

Os profissionais formados pela Universidade de Gurupi – UnirG mais uma vez  contribuem com pesquisas para o desenvolvimento da região sul do Estado. Quatro médicas da segunda turma de Residência Médica em Medicina Geral de Família e Comunidade apresentaram na manhã de hoje, 20, os Trabalhos de Conclusões de Cursos. A reunião ocorreu no auditório do centro administrativo.

1Residencia medica2Entre os presentes estavam representando a reitora, Ma Sara Falcão, o vice-reitor, Drº Ricardo Almeida, representado o presidente da Fundação UnirG, Thiago Benfica, a diretoria administrativa e financeira, Danielle Mesquita, a coordenadora de Atenção Básica de Gurupi, Seyla Olímpio, o coordenador do Programa de Residência Médica, Dr. Rafael Barbosa Carneiro, além de professores da Instituição e profissionais da área da saúde.

A residente, Thaynara Ludvig, egressa da UnirG em 2015, relatou que atua em Gurupi na atenção primária da saúde desde o início da formação, por isso decidiu se especializar na área com professores que já conhecia. O objetivo da escolha para continuar com a especialização foi pela busca na melhoria dos atendimentos em sua região.

O tema do trabalho foi sobre a “Percepção dos servidores em saúde da família no2residencia medica2 atendimento a pessoas idosas vítimas de violência” O objetivo da pesquisa foi avaliar as UBS com e as sem o Programa de Residência Médica, além de avaliar como é o atendimento do idoso que sofre violência.

“O estudo constatou que houve a melhora dos atendimentos do SUS na atenção primária com a atuação do Programa, pois as equipes que possuem residentes são ainda mais comprometidas e participativas na realização dos trabalhos desenvolvidos, promovendo ações que envolvam os multiprofissionais das Unidades de Saúde”, disse a médica.

4medicina2De acordo com o coordenador do Programa, Dr. Rafael Barbosa Carneiro, para a UnirG “é importante saber que a Instituição está entre uma das poucas Residências Médicas nessa área, em funcionamento no Tocantins. Apenas em Palmas e em Gurupi já formaram turmas em Medicina Geral de Família e Comunidade”, destacou o coordenador.

“É um desafio que iniciamos em 2015, com a implantação do Programa. Essa é nossa segunda turma que está concluindo a especialização e são todas egressas da UnirG. Somos gratos em saber que estamos contribuindo para a melhoria da saúde pública de Gurupi, que tem muito a ganhar, com essa formação de profissionais ainda mais capacitados atuando à frente da saúde do município e da região”, relatou.

Estão concluindo ainda a especialização as médicas, Cristina Morais Machado, Sayonara de Sousa Milhomens Marquez e Mariana Ferreira Bucar.

Residência Médica

A Residência Médica é um curso de Pós-Graduação Lato Sensu. O programa de treinamento em serviço é cumprido em regime de tempo integral e plantões, com um total de 2.880 horas anuais, sob coordenação acadêmica técnico-pedagógica da UnirG, com gestão administrativa dos serviços de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi.