Inscrições abertas para o curso de extensão Filosofia, Literatura e Cinema

19 de Fevereiro de 2019

Está aberto até o próximo dia 22, o período de inscrição para o curso Filosofia, Literatura e Cinema. O procedimento é feito pelo site lapisvia.com.br e o investimento é de R$ 10. Os participantes receberão certificado de 30 horas.

O projeto é uma realização dos cursos de Direito, Pedagogia e Letras da Universidade de Gurupi (UnirG). Nesse semestre o curso irá debater o tema Poesia e existência poética.

Os filmes são exibidos a partir das 19h, na sede da APUGSSind, localizada na rua 09, entre as avenidas Rio de Janeiro e Guanabara (campus II da UnirG).

Confira o cronograma:

I ETAPA

CRONOGRAMA dos ENCONTROS

CONTEÚDO

23/02/2019 (sábado)

Filme:

Neruda (direção de Pablo Larraín, Chile, 2017), abordando a vida do poeta chileno Pablo Neruda.

Tema: Poesia e resistência.

Teóricos: Fernando Savater, Alfredo Bosi, Octavio Paz.

16/03/2019 (sábado)

Filme:

O desaparecimento de García Lorca (direção de Marcos Zwinaga, Espanha/França/EUA/Porto Rico, 1996), abordando a vida do poeta espanhol García Lorca Tema:

Tema: Poesia e engajamento

Teóricos: Adorno, Horkheimer, Peter Sloterdijk. Hannah Arendt.

30/03/2019 (sábado)

Filme:

Cora Coralina – Todas as vidas, documentário, ficção e poesia (direção de Renato Barbieri, Brasil, 2017), abordando a vida da poetisa Ana Bretas, a Cora Coralina da Cidade de Goiás Velha-GO Tema:

Tema: Poesia como experiência de vida

Teóricos: John Dewey, Byung-Chul Han.

27/04/2019 (sábado)

Filme:

Flores raras (direção de Bruno Barreto, Brasil, 2013), abordando a vida da poetisa norte-americana Elisabeth Bishop e a vida da arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares

Tema: Poesia e gênero

Teóricos: Judith Butler, Byung-Chul Han, Foucault.

11/05/2019 (sábado)

Filme:

Uivo (direção de Rob Epstein e Jeffrey Friedman, EUZ, 2010), abordando a vida de Allen Ginsberg

Tema: Poesia e liberdade

Teóricos: Walter Benjamin, Gilles Lipovetsky, Jean Serroy.

01/06/2019 (sábado)

Filme:

Leopardi: um jovem fabuloso (direção de Mario Martone, Itália, 2014), abordando a vida do poeta italiano dos séculos XVIII e XIX Giacomo Leopardi

Tema: Poesia e o reconhecimento social do artista.

Teóricos: Octavio Paz, Gilles Deleuze, Emil Cioran.