Parque Córrego Mutuca II é inaugurado em Gurupi

16 de Fevereiro de 2019

A comunidade gurupiense prestigiou a cerimônia de inauguração do Parque Córrego Mutuca II, no Setor Novo Horizonte, na tarde desta sexta-feira, 15. A obra foi realizada com recursos do Projeto Bacias Hidrográficas, coordenado pela professora da Universidade de Gurupi (UnirG), Drª Nelita Gonçalves Faria de Bessa. A Prefeitura de Gurupi e o Governo do Estado são parceiros do projeto que faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) do Mutuca II.

1.mutucainaururação

O Parque possui teatro arena temática com palco de 10 metros, arquibancada, biblioteca, academia, 21 equipamentos de ginástica, playground infantil e pista de cooper.

2.mutucainauguraçãoA professora Nelita agradeceu as parcerias, dentre as quais com a Prefeitura de Gurupi, apresentou os serviços realizados na infraestruturação do Parque, falou sobre o projeto e aconselhou a comunidade. “É com muita honra e alegria que nós inauguramos essa praça que faz parte do Projeto de Infraestruturação do Córrego Mutuca II. A contemplação, a visitação cotidiana e o cuidado com os córregos já urbanizados é um dos caminhos para a conservação dos recursos hídricos. O bem público precisa ser cuidado, quem usa cuida”, aconselhou Nelita Bessa.

A verba para a infraestruturação pelo Projeto Bacias Hidrográficas foi no de R$ 348 mil, na meta de revitalização da bacia urbanizada de Gurupi, que integra a bacia do Rio Santo Antônio.

As próximas etapas do projeto estão previstas para os próximos três meses e serão as recuperações das nascentes de Gurupi, para 3.mutucainaurconservação dos recursos hídricos. O projeto será finalizado em julho deste ano.

O presidente da Fundação UnirG, Thiago Benfica, também agradeceu o empenho do prefeito Laurez Moreira. “A praça já está sendo frequentada por pessoas de todas as idades e já notamos diversos eventos sendo realizados no espaço cultural, por grupos de igrejas e de capoeiras, dentre outros. A obra da praça foi toda fiscalizada pelo engenheiro da UnirG, Elizado Filho, e entregue com muito cuidado. Pedimos que cada um 5.mutucainaurfiscalize e cuide deste local”.

A reitora Sara Falcão parabenizou os envolvidos no projeto e a presença dos alunos da Universidade da Maturidade de Gurupi. “O propósito da UnirG nesta ação é ajudar no convívio social, proporcionando a melhor qualidade de vida da comunidade. Logo atrás da arquibancada temos uma Biblioteca e todos os interessados podem contribuir, trazendo livros para que todos possam compartilhar de leituras e momentos agradáveis neste local”, frisou.

Para o prefeito Laurez Moreira, “uma das principais ações em um município é criar espaços voltados para lazer, para que as pessoas possam praticar atividades físicas e apreciar a natureza. Fico muito feliz por perceber que essa praça já se tornou um ponto de encontro da população”, afirmou.

O projeto foi executado com envolvimento das professoras Ma. Alessandra Duarte e Ma. Miréia Aparecida, além dos acadêmicos do curso de Engenharia Civil, Gabriel Alves e Rafaela Xavier.

O convênio para o Projeto foi celebrado entre o Estado do Tocantins, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh/FERH) e a Universidade de Gurupi (UnirG), em parceria com a Prefeitura de Gurupi, UFT e IFTO.

bolounirg

Saiba mais aqui.

34 anos da UnirG

Após a inauguração do Parque, que fez parte da programação das comemorações do aniversário da UnirG, gestores, servidores e alunos da Instituição participaram dos parabéns dos 34 da Instituição, no campus II. A ocasião foi marcada por apresentações do professor da Casa de Cultura, Jhonata Ferrara, da Atlética Carrasca e foi servido um bolo aos presentes.