Egresso da UnirG torna-se pesquisador na University of Missouri, nos EUA

15 de Fevereiro de 2019

Dr. Procópio Cleber Gama de Barcellos Filho, egresso do curso de Fisioterapia, da Universidade de Gurupi (UnirG) assumiu no início do mês, o cargo de pesquisador-orientador nas linhas de pesquisas em desenvolvimento, na University of Missouri, na cidade de Columbia, estado de Missouri, nos Estados Unidos. A instituição é reconhecida por seu prestigio internacional.

2ogawaunirgA nova experiência permite que o Dr. Procópio Filho atue na área cardiovascular, estudando as alterações neuronais e eletrofisiológicas após Acidente Vascular Cerebral isquêmico. “Espero aumentar a minha bagagem de conhecimento, tanto científico quanto culturalmente. Fazer ciência 3ogawaunirgem outro país é uma experiência muito valiosa para quem segue carreira acadêmica, visto que se tem oportunidade de ter contato com pessoas de diversos locais do mundo”, relatou.

O egresso esteve recentemente em Gurupi e  ministrou uma palestra no Laboratório de Fisiologia da UnirG, para acadêmicos do Programa de Iniciação Científica do curso de Medicina, estagiários e orientados pelo professor da Instituição Dr. Wataro Nelson Ogawa.A palestra foi uma revisão rápida de Fisiologia Endócrina, o meu mestrado e doutorado foram nessa área, onde procurei passar para os alunos o que é essencial saber sobre esse assunto”, frisou o pesquisador.

O professor Ogawa foi o orientador do Trabalho de Conclusão de Curso da graduação do egresso, em 2009 na UnirG. “Foi um momento oportuno e próspero no sentido de propiciar conhecimento, amadurecimento e formação científica aos alunos-estagiários, além de criar expectativas a eles, acerca de um universo de oportunidades que se apresentam em potencial para a vida acadêmica dentro e fora da UnirG, incluindo grandes universidades”, afirmou Ogawa.

1ogawaDr. Procópio foi selecionado em 2011, no Programa de Mestrado do Departamento de Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, pela Universidade de São Paulo (USP). Em 2014, prosseguiu no Programa de Doutorado da mesma Instituição, com defesa da tese em 2018.

4ogawaunirg“O primeiro contato do Procópio com a USP foi por meu incentivo a participar do curso de verão em Fisiologia, ministrado anualmente pelos docentes
e pós-graduandos do Departamento de Fisiologia. Este foi o pontapé inicial onde conheceu o que viria a ser o futuro orientador do mestrado e do doutorado, o professor Dr. Celso Rodrigues Franci”, relembrou Ogawa.

O professor Ogawa demonstrou sua satisfação em ter contribuído para o sucesso do egresso.  “Não me surpreende a capacidade de trabalho e a competência inata dele, acompanhando sua trajetória nestes oito anos do mestrado e doutorado na FMRP-USP, tanto que deixou marcas entre muitos que já passaram pelo meu laboratório”, frisou.

Sobre a UnirG, Dr. Procópio reconhece que é um polo de ensino superior consolidado. “Graças ao período que passei aqui pude alcançar todas as conquistas profissionais. Meu tempo dedicado à iniciação científica, no laboratório do professor Dr. Wataro Nelson Ogawa, foram de intensos aprendizados sobre ciência e fisiologia e foi o que me ajudou para passar na seleção de pós-graduação, onde fiz mestrado e doutorado”, concluiu.