UnirG avança em infraestrutura e apresenta Unidade de Apoio a Pesquisa em produtos naturais

14 de Fevereiro de 2019

Como parte das comemorações de aniversário de 34 anos da Universidade de Gurupi (UnirG), amanhã, 15, às 8h, será apresentado à população, o projeto de infraestrutura da Unidade de Apoio a Pesquisa em produtos naturais (UAP), localizada no Ambulatório de Saúde Comunitária da Instituição.

1 34 unirgO projeto foi submetido via edital de chamada pública pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública federal vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), com apoio financeiro de R$248.010,00.

As professoras responsáveis pela elaboração e execução do projeto são a Drª Nelita Gonçalves Faria de Bessa, do curso de Medicina e Ma. Miréia Bezerra, do curso de Farmácia.

Conforme a coordenadora do projeto, a professora Drª Nelita Bessa, foram adquiridos equipamentos para o laboratório. “Era pré-requisito do edital, a ampliação e/ou melhoria e infraestrutura de pesquisa existente e assim optamos  por aperfeiçoar  a UAP para pesquisas com produtos naturais, com foco na prospecção e desenvolvimento de bioprodutos a partir da flora medicinal nativa do bioma Cerrado e outros derivados vegetais”, afirmou.

A professora destaca ainda que  esta é uma importante estratégia para estruturação física e de equipamentos de laboratório da UnirG, especialmente no âmbito da pesquisa, pós-graduação e do ensino na área da saúde. “Um dos pontos fortes para a aprovação deste projeto foi o histórico institucional quanto a projetos com captação de recursos externos já realizados pela Unirg junto a esta financiadora, em articulação com outras instituições e envolvendo acadêmicos e professores”, frisou.

“O laboratório será muito útil para o exercício do tripé ensino-pesquisa-extensão na Instituição, visto que os cursos da área da saúde e demais áreas poderão interagir, devido a característica interdisciplinar da temática plantas medicinais. Passando desde o importante conhecimento e uso popular, indicações terapêuticas, uso seguro e eficaz preconizado pela política nacional de plantas medicinais até a indicação na atenção primária em saúde como terapia complementar, naqueles casos possíveis. Assim, a pesquisa com prospecção de plantas medicinais visando obtenção de produtos naturais, como fitoterápicos, é um dos caminhos do desenvolvimento da nossa região em pleno Cerrado e no meio do Brasil”, finalizou Bessa.

Programação do aniversário da UnirG

Durante à tarde de amanhã, 15, às 14h, será a inauguração da Clínica Escola de Enfermagem e assinatura de convênio com a Secretaria Municipal de Saúde, no anexo da UBS da Vila Pedroso.

No final da tarde, às 17h30, será inaugurada a obra do Parque Mutuca II, no Setor Novo Horizonte e às 18h, será os parabéns dos 34 anos, com bolo e comemoração com a presença de gestores da Instituição, no campus II.

Ambulatório de Saúde Comunitária - Avenida Bahia entre ruas 03 e 04, Gurupi.

UBS da Vila Pedroso – Rua K, Lt 14, nº 16137, Vila Pedroso.

Parque Mutuca II – Avenida Amapá com a Beira Rio, Setor Novo Horizonte.