UnirG irá inaugurar obra do Parque Mutuca II, com recursos do Projeto Bacias Hidrográficas

13 de Fevereiro de 2019

A comunidade gurupiense ganha mais um local de convívio social e coletivo na cidade, o Parque Córrego Mutuca II, no Setor Novo Horizonte. A verba para a infraestruturação, de R$ 348 mil, é do Projeto Bacias Hidrográficas na meta de revitalização da bacia urbanizada de Gurupi, que integra a bacia do Rio Santo Antônio. Este projeto é coordenado pela professora da Universidade de Gurupi (UnirG), Drª Nelita Gonçalves Faria de Bessa.

unirgmutuca1A inauguração será nesta sexta-feira, 15, e integra as comemorações dos 34 anos da UnirG. A solenidade terá a presença prevista do presidente da Fundação UnirG, Thiago Benfica, da reitora da UnirG, Ma. Sara Falcão, da professora Drª Nelita Bessa, além do prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, dos colaboradores do projeto, autoridades local e da comunidade.

Para a professora Nelita, a contemplação, a visitação cotidiana e o cuidado com os córregos já urbanizados é um dos caminhos da conservação dos recursos hídricos.

“Por isto, um córrego já em meio urbanizado precisa de uma infraestrutura de proteção ambiental e convívio social, onde as pessoas unirgmutuca3possam contemplar a natureza, fazer caminhada, exercitar-se, conversar e desenvolver ações de educação e cultura. Cria-se uma relação de dependência saudável entre a sociedade e o bem público, nos motivando ao uso coletivo e harmônico, cuidando, conservando e monitorando”, destacou.

“A execução de serviços de parte do Parque Mutuca II compreende em: teatro arena temática com palco de 10 metros, com arquibancada, biblioteca, academia, 21 equipamentos de ginástica e playground infantil e pista de cooper ”, destacou o engenheiro civil da UnirG, Elizaldo Filho.

Entenda sobre o projeto

unirgmutuca2As metas do projeto incluíram desde a criação do  Comitê de Bacias dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza que envolveu e mobilizou o poder público, sociedade civil e usuários de água dos oito municípios de abrangência da bacia, incluindo Gurupi, Peixe, Jaú do Tocantins, Figueirópolis, Cariri do Tocantins, Alvorada, Sucupira e Talismã, bem como, a revitalização da bacia urbanizada de Gurupi visando a proteção dos cursos d'água para evitar a degradação.

Inclui ainda a infraestruturação do Parque Mutuca II, assim como a recuperação das nascentes dos córregos Mutuca, Pouso do Meio, Água Franca e Dois Irmãos, neste caso a ser efetivado com recursos  da terceira e última parcela do convênio, prevista para ocorrer conforme diálogos com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh/TO).

Com os recursos o projeto adquiriu, também, um micro-ônibus, sendo este de suporte as ações do projeto e do comitê, a exemplo dos estudos que foram essenciais para criação das Áreas de Proteção Ambiental de Gurupi (APA’s) bem como as mobilizações para criação do comitê de bacias. Ainda, foi adquirida uma sonda paramétrica para analise in loco da qualidade da água dos cursos hídricos, resultando em estudos importantes envolvendo a qualidade da água frente às pressões da urbanização.

Também foi realizada uma pesquisa por acadêmicos e professores da UnirG e da UFT, a respeito dos usos e conflitos de água em nossa cidade, com visitas efetivadas junto a moradores de bairros localizados nas proximidades dos cursos d'água e das APA’s já criadas.

O convênio foi celebrado entre o Estado do Tocantins, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh/FERH) e a Universidade de Gurupi (UnirG), em parceria com a Prefeitura de Gurupi, UFT e IFTO.