Acadêmicos de Letras ministram oficina para estudantes de escola pública

14 de Dezembro de 2018

Tipologia Textual foi o tema da oficina pedagógica ministrada nesta semana, por estudantes do 4º período de Letras, da Universidade de Gurupi (UnirG), para 28 alunos dos 8º e 9º anos da Escola Estadual Dr. Waldir Lins.

1letrasoficinaunirgA ação fez parte da prática da disciplina Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e foi orientada pelo professor, Dr. Plínio Sabino Sélis.

Conforme o acadêmico Lucas dos Santos Costa, a metodologia da atividade seguiu um modelo de oficina pedagógica trabalhada pela escritora2letrasoficinaunirg Zélia Mediano.

"Com essa ação, encerramos da melhor forma nosso semestre letivo. Os alunos participaram com muito interesse e o objetivo foi alcançado, com aprendizagem significativa. Tivemos como base, os documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular, que considera os textos como usos de práticas sociais da linguagem”, afirmou o estudante Lucas dos Santos.

Durante o minicurso foram realizadas dinâmicas de socialização e descontração. Foi ensinado como identificar a tipologia componente em um texto e realizado um teste diagnóstico, para verificar o conhecimento dos alunos quanto ao assunto. Com textos em cartazes, ensinaram a identificar à qual tipologia cada um pertencia, além das funções e características de cada uma delas. Os testes foram corrigidos sistematizando o conteúdo.