Espetáculo musical encerra Mostra Cultural na UnirG

13 de Dezembro de 2018

A Orquestra Jovem de Cordas, regida pelo professor Jhonata Ferrara, emocionou o público na segunda noite da Mostra Cultural da Casa de Cultura da Universidade de Gurupi (UnirG). Com o espetáculo “Divertimento Musical”, a orquestra do projeto Ciranda das Artes e alunos de Cordas Eruditas apresentaram 20 obras.

cult11A noite cultural contou com a presença do presidente da Fundação UnirG, Thiago Benfica, entre outras autoridades, famílias dos alunos e a população gurupiense.
cult12

No repertório do concerto, composições de músicos brasileiros e estrangeiros: Nona Sinfonia de L. Van Beethoven,  Greensleeves do Tradicional Folclórica Inglesa,   Bella Ciao da Canção Italiana Anônima, Canção de Ninar e Valsinha de Alceu Camargo.

Filho, neto e irmão de maestros, Ferrara mostrou a que veio. Inserido na música desde os sete anos de idade, ele relata a honra em ser regente do grupo. “É muito gratificante participar desde o processo inicial, quando alguns dos alunos chegam sem saber o que é um violino, até atingir essa fase final, que é a apresentação. Não tem preço, nem valor no mundo que pague isso”, relatou.

O regente frisou também, que “essa é a nossa 6ª edição da Mostra, mas a cada ano temos um tema diferente. É o momento do marco final, onde apresentamos e expomos o trabalho que a Casa de Cultura realizou durante todo o ano”.

Houve também a apresentação especial do grupo Câmara de Cordas que arrancou aplausos com Jesus Alegria dos Homens (Johann Sebastian Bach), Canon (Johann Pachelbel) e Preludio N 1 (Johann Sebastian Bach).

cultural moisesO professor Moises Ribeiro Neto acompanhou os alunos veteranos do projeto Ciranda as Artes, em Anunciação (Alceu Valença) e Amazing Grace de Jonh Newton. Eles encantaram ainda com: Caminhando (Alceu Camargo), Faded ( Alan Walker), Sinfonia N40 (Wolfgang Amadeus Mozart), Asa Branca (Luiz Gonzaga), Believer (Imagine Dragons) e Concerto for strings in D Major (Antonio Vivald).

A gestora da Casa de Cultura da UnirG, Sheyla Carvalho, destacou alegria e satisfação em concluir mais um ano de trabalho.  “Com muita felicidade percebemos que a cada edição aumenta a proporção do evento, dando orgulho para todos da equipe”.

Sheyla Carvalho relatou ainda que “a Casa fomenta a cultura local com profissionalismo a partir da base, protegendo o futuro das gerações e cultural artesproporcionando às famílias o protagonismo de seus filhos no desenvolvimento de uma sociedade mais justa e inclusiva ao acesso à cultura. Esse é um direito constitucional, apoiado pela UnirG,  que  investe com a responsabilidade social que já lhe é peculiar”.

Na plateia, Walter Coelho, demonstrou felicidade ao prestigiar a apresentação. “É muito gratificante ver a dedicação do meu filho, Manasséz Almeida, para a música. Ficamos emocionados em acompanhar esse trabalho recíproco, de empenho mútuo entre professor e alunos”, disse.

Durante o evento, os visitantes apreciaram também, a exposição de telas com o tema “Marinhas”, sob a coordenação do professor Henrique Viegas. Os alunos produziram 18 trabalhos em acrílico sobre tela, retratando a natureza, com os barcos em cenários de calmaria e beleza.

Cerca de 300 artistas subiram ao palco nas duas noites. A estreia ocorreu ontem, com o espetáculo de dança, “A magia do cinema na ponta dos pés”. O evento deixou a plateia já com expectativas para a próxima edição.