Dança e Artes Plásticas abrem a Mostra Cultural 2018 da Casa de Cultura da UnirG

12 de Dezembro de 2018

O espetáculo de dança A Magia do Cinema na ponta dos pés, e a Exposição de Telas Marinhas, abriram a programação da Mostra Cultural 2018, da Casa de Cultura da UnirG, que teve início na noite de ontem, 11. O público lotou o auditório do Paláciu’s Real, para mais um grande evento que já é parte do calendário cultural de Gurupi.

1cultura baleNa abertura da Mostra, a gestora Sheyla Carvalho agradeceu aos pais pela confiança e falou sobre a temática da noite. “Hoje a dança e as artes visuais alcançam alto grau de protagonismo, com o encanto da sétima arte alcançando uma simbologia especial para cada um de nós. Temos certeza que nosso trabalho produzido ao longo do ano, que está sendo concluído com essa Mostra, tem muito a contribuir com crescimento cultural dos nossos alunos e da nossa cidade”, frisou.

Para o presidente da Fundação UnirG, Thiago Benfica, a Casa de Cultura é um1aThiagoBenfica celeiro de desenvolvimento de talentos e, por isso, tem o apoio da Instituição. “Temos professores comprometidos com a Cultura e, por isso, a Instituição tem prezado pela capacitação desses servidores para que o serviço oferecido à comunidade possa ser cada vez melhor a cada ano”, destacou.

O Prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, parabenizou o trabalho contínuo realizado pelos docentes e alunos, que culmina em um grande evento que é a Mostra Cultural. “É um grande espetáculo que presenteia a nossa comunidade com muito talento”, disse.

1aSheylaCarvalhoA alegria e a beleza de mais de 200 alunas de ballet emocionaram o público com 21 apresentações que fizeram referência a grandes clássicos do cinema, entre eles filmes como Jurrasic Park, Mudança de Hábito, Titanic, E o Vento Levou, Gladiador, O Rei Leão, entre outros.

2cultura baleA professora responsável pela coordenação da área de dança, Adriana Rabelo, explicou que a intenção foi levar o público a reconhecer, por meio da trilha sonora e do figurino especialmente elaborado para a noite, as produções mundiais que marcaram gerações.

O tema foi aprovado pela aluna de ballet, Júlia de Castro, de 13 anos, aluna da Casa de Cultura há três anos. “É muito interessante por retratar filmes conhecidos e outros que nem sempre foram vistos por todas as pessoas, já que foram feitos na década de 80 ou até antes disso. Então é uma oportunidade tanto para conhecer, como para relembrar as músicas, o figurino e os personagens desses clássicos”, comentou.

4cultura baleOs detalhes de toda a produção do espetáculo e o trabalho da Casa de Cultura foram elogiados pelos pais dos alunos. Patrícia Lena Pereira, mãe da aluna Maria Eduarda Cardoso, de 9 anos, disse que “a cada ano a Casa de Cultura surpreende a todos com inovações, além do trabalho em sí que é muito importante, pois vejo a dança contribuir imensamente com o desenvolvimento físico e emocional das crianças”.

Artes Plásticas

Outra expressão artística que marcou a noite foi a pintura, com a exposição de telas com o tema Marinhas, coordenada pelo professor Henrique Viegas. Os visitantes puderam conhecer 20 trabalhos produzidos ao longo de 2018.

1cultura arte“O público recebeu de forma muito positiva o que foi apresentado. Buscamos inovações com a produção de trabalhos que fizeram junção de técnicas clássicas e contemporâneas, com um tema que remete a natureza, tranquilidade e calmaria dos passeios de barco”, destacou.

A aluna de Artes Plásticas, Maria Fernanda de Freitas, de 14 anos, estuda pintura há mais de três anos, e se disse muito satisfeita ao ver a sua produção sendo apreciada pelo público da Mostra. “Ver uma obra sendo elogiada por outras pessoas é um estímulo a continuar a fazer novas telas. Significa que o que eu produzi tem valor e é um reconhecimento por todo nosso empenho”, falou.

Lorena Alencar, mãe de Walesca Alencar, aluna de Artes Plásticas há quatro anos,4cultura arte destaca que o envolvimento da filha com a pintura trouxe muitos ganhos. “A cada ano ela se esforça mais para produzir um trabalho de boa qualidade, o que desenvolveu nela um maior compromisso com o estudo. Sou muito grata a UnirG e a Casa de Cultura por oferecer essas atividades que são tão válidas na formação das crianças e adolescentes”.

O evento termina hoje, 12, com o espetáculo Divertimento Musical, da Orquestra Jovem de Cordas do projeto Ciranda das Artes e dos alunos de Cordas Eruditas. A exposição de telas Marinhas também estará aberta para visitação.

O Paláciu’s Real está localizado na Rua 3, 1.346, Bairro Engenheiro Waldir Lins I. A entrada no evento é 1kg de alimento não perecível.

3bale cultura

1bale cultura