Revista Ressaca Literária é apresentada em Seminário Ibero-Americano em Vitória (ES)

11 de Dezembro de 2018

A revista produzida pelo curso de Letras da Universidade de Gurupi (UnirG), Ressaca Literária, foi apresentada no início desse mês no Seminário Ibero-americano sobre o Processo de Criação nas Artes - “Poéticas da Criação – ES/2018 em Vitória (ES).

1aApresentacaoRevista2O evento foi promovido pelo Laboratório de Extensão e Pesquisa em Artes, Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em parcerias com a Universidad de Granada e Universidade de Lisboa.

Apresentando o trabalho com o tema “Ressaca Literária: uma expressão artística sem ruptura com o suporte de papel”, os coordenadores da revista, Lucas dos Santos Costa e a professora de Letras, Ma. Maria Wellitania de Oliveira, defenderam o suporte clássico de escrita, o papel. Na oportunidade, apresentaram a literatura fora do meio virtual, sem o uso de aparelhos de comunicação de ponta e abordaram a já clássica e polêmica especulação de alguns teóricos da cultura sobre o fim da literatura em papel.

1aApresentacaoRevista1

Os autores mostraram que a era eletrônica não levou à extinção da palavra escrita no papel, mas que esse suporte ainda torna a leitura acessível em todos os lugares e, também, muito prazerosa para os leitores.

“Essa revista é a prova de que, em tempos de massivo uso das mídias, o papel é uma alternativa possível de suporte e bastante disponível para os escritores de literatura registrarem suas obras, pois o surgimento de um formato de publicação ou de um suporte não tem causado a ruptura com outros tradicionais. Mesmo que haja um temor de que um novo suporte rompa com o antigo, o que se observa é que ambos, novo e antigo, se tornam possíveis alternativas”, destacou a professora Maria Wellitania.

Ressaca Literária é uma revista de poesia, prosa et cetera. É um projeto de produção dos acadêmicos de Letras, jovens amantes da literatura e das artes em geral que, por meio da publicação de poemas, contos, crônicas, resenhas, artigos, entrevistas, fotografias, músicas e outras variedades, buscam construir uma revista aberta e inovadora, aproximando a literatura de outras formas artísticas, tanto do ponto de vista textual como gráfico. Tem o compromisso de estimular a leitura, o debate crítico e a revelação de novos talentos artístico-literários.

Fotos/arquivo pessoal