Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.

INSCREVA-SE
NO VESTIBULAR

Rádio UnirG

UnirG – Universidade de Gurupi
UnirG – Universidade de Gurupi UnirG – Universidade de Gurupi

Seminário discute propostas para melhoria de atendimentos em Unidades Básicas de Saúde


07 de Dezembro de 2018



Está sendo realizado hoje, 07, no campus I da UnirG, o I Seminário do Internato em Saúde da Família e Comunidade. A abertura foi realizada pela manhã, com a presença de autoridades, professores e acadêmicos.

 

1aSeminarioSaudeFamiliaMesaEmocionado, o regente do Internato em Saúde da Família e Comunidade, professor Rafael Carneiro, falou sobre o intuito da especialidade. “É um médico especialista em gente, com alta resolutividade. Cerca de 85% dos casos que são atendidos na atenção básicas são solucionados, evitando a sobrecarga nos hospitais. Mas não somos heróis, mas sim membros de uma equipe formada por vários outros profissionais que trabalham na comunidade acompanhando todas as fases da vida do paciente”, destacou.

 

Sobre o evento, ressaltou que o objetivo é discutir a relevância de um olhar mais humano para saúde e para o usuário. “A proposta é evidenciar a necessidade de planejar e executar de forma singular tratamentos aos pacientes e que alguns ajustes são necessários para melhor sucesso terapêutico. A partir da construção destes trabalhos, fica nítida a importância do trabalho multidisciplinar na atenção primaria à saúde”, frisou.

 

“Acompanho o empenho das equipes e a relevância da atuação da UnirG nas Unidades Básicas de Saúde. Os trabalhos que 1aSeminarioSaudeFamiliaplateiaserão apresentados nesse seminário servirão para contribuir com a melhoria dos serviços prestados ao cidadão”, falou a coordenadora de Unidades Básicas de Saúde (UBS), Maria Seyla Olímpio Araújo.

 

Já o Secretário de Saúde de Gurupi, Gutierrez Torquato, parabenizou os professores e acadêmicos envolvidos, “por serem pessoas que lutam pela oferta de atendimento em saúde digno para todas as pessoas”. Ainda de acordo com o secretário, a UnirG tem grande importância para a saúde no Município de Gurupi, sendo que sua intenção é promover meios para ampliar a atuação dos profissionais e estudantes da Instituição na rede de saúde municipal.

  

Ao longo do seminário estão sendo apresentados os Projetos de Intervenção e Projetos de Terapia Singular nas UBS, desenvolvidos por acadêmicos do 9º período de Medicina.

 

O Projeto de Intervenção é um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas, para uma ou mais pessoas, desenvolvida por uma equipe interdisciplinar. O objetivo é traçar estratégias de intervenção para o usuário em situação de 1aSeminarioSaudeFamiliaavaliadorasvulnerabilidade, considerando os recursos disponíveis pela equipe, o território a que pertence sua família e as suas próprias necessidades.

  

Os Projetos de Terapia Singular foram desenvolvidos nas Unidades de Saúde de Gurupi que recebem alunos do Internato de Medicina de Família e Comunidade do curso de Medicina (Sevilha, João Manoel, Vila Íris, Bela vista, Casego, Sol Nascente, Pedroso e Parque das Acácias).

  

“A experiência do estágio na UBS coloca o aluno em contato com a realidade cotidiana, proporcionando uma visão real das demandas da população. Nesse estágio nós somos inseridos na comunidade para conhecer o paciente de uma forma integral, próxima e, com isso, podemos intervir com maior efetividade”, explicou o acadêmico do 9º período, Eduardo Teófilo de Almeida.

 

 

O evento segue até 12, e retorna às 14h, com apresentação de Projetos de Terapia Singular. 

 

 

 






UnirG
Prefeitura

Nossas Redes Sociais