Boquinha do Bebê homenageia crianças que concluíram ciclo de atendimento

28 de Novembro de 2018

Há mais de 10 anos, o programa de promoção em saúde bucal e atendimento odontológico precoce “Boquinha do bebê” presta atendimentos gratuitos a gestantes e crianças em Gurupi. Na manhã de hoje, 28, foram entregues os certificados para as crianças que participaram do programa desde o nascimento até os cinco anos de idade. O evento foi realizado no auditório da Apug.

1aBoquinhacertificadoOs atendimentos ocorrem a cada três meses, nas 12 Unidades Básicas de Saúde de Gurupi e, a cada ano, tem ocorrido uma evolução na qualidade dos atendimentos, assim também como das pesquisas desenvolvidas no projeto. “Em 2018 participamos de sete 1aRiseRankBoquinhacongressos em que levamos os resultados desses estudos. Também desenvolvemos um livro voltado para crianças cegas, realizamos avaliação de anquilogossia, conhecida como a síndrome da língua curta, e estamos buscando sempre novas formas de melhorar o atendimento ao bebê”, destacou a coordenadora do programa e professora do curso de Odontologia da Universidade de Gurupi (UnirG), Drª Rise Rank.

Ainda segundo a professora, o programa visa promover a saúde bucal das crianças, principalmente de zero a cinco anos. “Essa é a fase em que a criança tem mais chances de adoecer. Intervindo adequadamente nesse período estaremos evitando tantos tratamentos curativos no futuro, diminuindo assim as demandas nos consultórios”, ressaltou.

1aBoquinhacrianaseequipeCristina Neves, uma das mães presentes no evento, conhece o programa Boquinha do Bebê desde a sua implantação. O seu primeiro filho foi acompanhado pelos professores e acadêmicos de Odontologia da UnirG, e agora a filha mais nova concluiu os cinco 1aBoquinhaPlateiaprimeiros anos de atendimento. “Comecei quando ainda estava grávida do filho mais velho. Hoje ele tem 11 anos e eu não tenho tido problemas em relação a saúde dos dentes dele. O que aprendi também está servindo para os cuidados com a minha filha. É um programa excelente, que auxilia as famílias nas prevenção de doenças odontológicas”, frisou.

O Boquinha do Bebê tem a proposta de prevenir e controlar a doença cárie, doença periodontal e má oclusão na população infantil e investigar novas técnicas para melhoria das práticas curativas e educativas. Entre as atividades que são realizadas estão palestras para gestantes no pré-natal nas UBS; atendimentos pós-parto; orientação para dieta, higiene, exame clínicos em bebês e acompanhamento da saúde bucal das crianças.