Estudantes de Direito atuam em Júri Simulado

22 de Novembro de 2018

Na noite de hoje, 22, acadêmicos do curso de Direito, da Universidade de Gurupi (UnirG), realizaram uma atividade de prática jurídica, o Júri Simulado. A ação foi desenvolvida por meio da disciplina de Prática Forense II, do 8º período.

júri1Os estudantes encenaram a atuação de todas as esferas envolvidas no processo, como: juiz, promotores, advogados de defesa e testemunhas e jurados.

júrijuradosA acadêmica Ana Clara iniciou a atividade explicando o funcionamento do trabalho ao público. “O Tribunal do Júri é previsto para um único conjunto de crimes, os dolosos contra a vida, que são os crimes intencionais de homicídio, infanticídio, aborto ou participação em suicídio”, destacou a estudante, que em seguida fez o sorteio dos jurados.

Flávia Alves Barbosa Soares, do 9º período participou do Conselho de Sentença. “Essa atividade é muito importante, embora fictícia, mas aborda um fato real que já foi julgado por magistrado, pra nós é uma responsabilidade muito grande pois temos que atuar dentro da regra e aplicar o que aprendemos no decorrer das aulas e estágios”, relatou a estudante.

júripúblicoA professora responsável, Jaqueline de Kassia Ribeiro de Paiva, destacou a importância da prática jurídica na formação do acadêmico. “Um verdadeiro operador do Direito, que busque pelo primado da justiça e pela paz social, ultrapassa os ensinamentos teóricos, tornando-se a prática essencial”.

A atividade foi baseada em um processo real, tramitado na Comarca de Gurupi/TO, no Cartório da Vara de Execuções Criminais e Tribunal do Júri. A tipicidade do crime foi denúncia de homicídio simples.

Fotos: Gabriel Gonçalves