Clínica Escola de Enfermagem da UnirG será implantada em Gurupi

06 de Novembro de 2018

Em 2019 a comunidade gurupiense deverá contar com mais um local para atendimentos na área da saúde: a Clínica Escola de Enfermagem da UnirG. Esse será um espaço de prática para os estudantes do curso de Enfermagem, e irá oferecer à população portadora de necessidades de cuidados de Enfermagem diversos atendimento gratuito com qualidade. A Clínica irá funcionar em um anexo da Unidade Básica de Saúde do Setor Pedroso, por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi.

De acordo com a coordenadora de estágio, professora Naiana Mota, a população terá acesso a um atendimento prestado por estudantes, com a supervisão de profissionais qualificados. “Os estudantes serão acompanhados pelos professores em todas as atividades, como as consultas de enfermagem, atendimento home care, orientações em saúde, educação ao cuidador, procedimentos como retirada de pontos, troca de sondagem vesical, curativos, coleta de citologia, antropometria, verificação de glicemia capilar e pressão arterial, entre outros”, explica.

“O curso de Enfermagem da UnirG é um curso preocupado em formar profissionais capazes de oferecer assistência de enfermagem humanizada e qualificada. Nesse sentido, a Clínica irá contribuir com a formação prática dos futuros profissionais comprometidos com a comunidade. Também irá contribuir com a saúde pública do Município, com as ações de prevenção e promoção da saúde, oferecendo vários procedimentos como, por exemplo, curativos, exames de prevenção do câncer do colo uterino, entre outros”, explica a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Denise Soares de Alcântara. A clínica tem ainda a proposta de atender acadêmicos e servidores da Universidade.

“Esse era um desejo da comunidade acadêmica de Enfermagem desde a implantação do curso. A concretização desse projeto está sendo possível graças a mais uma parceria de sucesso com a Secretaria de Saúde de Gurupi. Será mais um ambiente para ações que envolvem o ensino, a pesquisa e a extensão, ampliando os nossos espaços de formação superior com qualidade”, destacou a Reitora da UnirG, Drª Lady Sakay.

Segundo o presidente da Fundação UnirG, Thiago Benfica, “a Clínica de Enfermagem é um avanço que visa melhorar ainda mais a qualidade do ensino que é oferecido pela Instituição, assim também como os serviços que nossos alunos e professores prestam à sociedade”, finalizou.