UnirG recebe visita de representantes da Prefeitura de Canaã dos Carajás

06 de Novembro de 2018

Na manhã de ontem, 05, secretários municipais e servidores da Prefeitura de Canaã dos Carajás (PA) visitaram a UnirG – Universidade de Gurupi. O grupo foi recebido pelo presidente da Fundação UnirG, Thiago Benfica, pela reitora, Drª Lady Sakay, pela Pró-reitora de Graduação e Extensão, Drª Marcilene Araujo e pela Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Drª Marise Suzuki.

1aVisitaPrefCanaaO encontro foi para conhecer a trajetória da Instituição, assim também como o seu modelo de funcionamento, visando a implantação da uma instituição de ensino superior em Canaã dos Carajás.

O Presidente da Fundação UnirG, Thiago Benfica, deu as boas-vindas aos presentes e, juntamente com a reitora, Drª Lady Sakay, apresentaram informações a respeito da criação e sobre a administração de uma 1aCanaa1Instituição Pública Municipal.

“Viemos com a intenção de trocar experiências. Temos o desejo de levar o ensino superior para a nossa cidade, que atrai pessoas das mais diversas regiões devido ao potencial minerador. Mas também queremos que nossa população tenha a oportunidade de estudar em Canaã, sem a necessidade de ir morar em outros Estados ou Países. Temos boas referências da UnirG e estamos aqui para conhecer melhor essa Instituição”, disse o Secretário Municipal de Canaã dos Carajás, Edilson Valadares.

Segundo Leuzilda Rodrigues, técnica da Secretaria Municipal e responsável pelo Pólo Educacional, desde 2015 o Plano Municipal de Desenvolvimento Canaã 2035 tem buscado expandir as potencialidades locais. “Nosso município tem a maior reserva mineral do mundo, mas sabemos que o processo de extração tem um prazo para terminar. Por isso, os gestores locais têm feito esforços no sentido de encontrar outras alternativas, para que a cidade tenha um desenvolvimento econômico local, sem a dependência exclusiva da exploração do minério. O ensino técnico e superior está entre essas possibilidades”, explicou Rodrigues.

Ainda segundo ela, vários servidores que compõem o quadro técnico da gestão em Canaã dos Carajás são egressos da UnirG. “Temos boas referências dessa Instituição. Vemos que a UnirG tem o perfil de gestão e acadêmico que nós gostaríamos de ter como referência”, completou Leuzilda.

1aCanaa2 - CopiaTambém participaram da visita egressos da UnirG que atualmente compõem o quadro de servidores de Canaã dos Carajás. 1aVisitaCanaa3 - CópiaO Secretário de Administração, Alex Silveira, formou-se na primeira turma do curso de Ciência da Computação e, posteriormente, também cursou Direito. Charles Borges graduou-se em Ciências Contábeis e faz parte do quadro de servidores efetivos do Município.

Borges falou com entusiasmo da experiência que teve ao estudar na UnirG. “Tenho muito orgulho de ter me formado aqui e retornar a Gurupi para apresentar a Instituição como uma referência de desenvolvimento. Pude acompanhar o crescimento de Gurupi, ao ver a cidade tornando-se uma referência em ensino superior. Minha esposa é odontóloga, formada na UnirG, e somos muito gratos a essa Instituição”, frisou.

Receber os egressos da Instituição que alcançaram êxito em outros Estados, mostra que a Instituição tem oferecido uma formação de qualidade aos seus alunos. “É uma grata satisfação constatarmos que a UnirG é um modelo de Instituição de Ensino diferenciada, e que temos a chancela de qualidade por indicação de egressos que estão nos mais diversos lugares. Os contatos e trocas de experiências sempre nos enriquecem”, ressaltou a reitora, Drª Lady Sakay.

De acordo com o presidente da UnirG, Thiago Benfica, o encontro foi muito produtivo, pois possibilitou o compartilhamento de ideias e a possibilidade de projetos futuros. “A cidade de Canaã é muito próspera, com grande demanda de serviços na área educacional. Recebemos o convite para visitar a cidade e avaliar a possibilidade de projetos em parceria, visando a implantação da UnirG no Estado do Pará”, finalizou.