UnirG é representada em Congresso da região norte

05 de Novembro de 2018

Professores e egressos do curso de Educação Física e a Companhia de Ballet infanto-juvenil da Casa de Cultura da UnirG – Universidade de Gurupi, participaram do VII Congresso de Ciências do Esporte da Região Norte (Conceno). O evento ocorreu entre os dias 01 a 03, em Palmas.

2.concenoDois trabalhos científicos foram apresentados na modalidade oral pelo curso de Educação Física da Instituição. O curso realizou ainda, uma exposição em estande, para divulgação da universidade, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/UnirG) e do Programa Residência Pedagógica.4.conceno

Os professores Jackson Carlos da Silva e João Bartholomeu Neto foram mediadores em mesas temáticas. Estiveram presentes, a coordenadora Eliana Farencena, os professores Daniele Gonçalves Lisbôa Gross, Wylker Souza Saraiva, Marcos Junio Graciano de Souza, Eduardo Miranda e Laís Tonelo.

“O evento abordou temáticas significativas que envolveram o esporte, lazer, saúde, qualidade de vida e a área da Educação. Problemas atuais e perspectivas futuras foram amplamente debatidos, e isso nos fortalece e nos prepara ainda mais para os desafios que estão por vir”, destacou Eliana Farencena.

A professora acrescentou que “nossos problemas locais também são enfrentados nas demais regiões do Brasil. E encontros como esse são fundamentais para fortalecer e valorizar a área da Educação Física que tem um mercado de trabalho significativo e com grandes perspectivas de ampliação”, frisou.

1.daniellegrossTrabalhos científicos

- “Elementos gímnicos no recreio escolar: uma realidade nas escolas de educação infantil de Gurupi-TO”, de Daniele Gonçalves Lisbôa Gross, Aline Vieira Pinto, Iron Martins Lisboa Junior, Letícia Gama, Wylker Souza Saraiva.

- “Pedagogia do esporte: seu contexto e fascínio no ensino médio, mas que educação física é essa?”, de Iron Martins Lisbôa Júnior, Jean Carlo Ribeiro, Daniele Gonçalves Lisbôa Gross.

“Tenho me dedicado muito à produção científica e, com alegria, alcançado bons resultados. Os trabalhos apresentados no Conceno foram recebidos com muitos aplausos e aceitabilidade, me motivando ainda mais para novas produções”, disse a professora Daniele Gross.

Companhia de Ballet

7.conceno‘Bailando e ‘Filho da Lua, foram as coreografias da Companhia de Ballet infanto-juvenil da Casa de Cultura da UnirG selecionadas para compor as apresentações artístico-culturais do evento. A Casa de Cultura foi a única aprovada no Estado para compor a programação cultural do Conceno

6.concenoA apresentação foi dirigida pela professora Adriana Rabelo Lima Santos. As alunas participantes foram: Ana Carolyne Portela Radtke, Giovanna Cruz de Souza, Isabela Miranda dos Santos, Júlia de Castro Santos, Manuela Rabelo Santos, Maria Vitório Guimarães da Cunha, Maria Vitória Silva de Souza.

“Atividades como essa servem para potencializar nossas ações e divulgações dos trabalhos que fazemos, que nos referencia por onde passamos, fortalecendo cada vez mais o nome da nossa Instituição. Além de motivar os nossos alunos, permite com que eles assumam uma nova postura mais crítica sobre os ambientes ccque são inseridos”, afirmou a gestora da Casa de Cultura, Sheyla Carvalho.

O Congresso

O Conceno é um evento científico criado com o objetivo de divulgar as pesquisas produzidas na região norte do Brasil, nos campos da Educação Física, do Esporte e do Lazer. Tem o intuito também, de promover a troca de conhecimentos, socialização, experiências e ampliação do debate nas áreas de intervenção e produção de conhecimento.