III Concurso de Pontes de Macarrão mobilizou acadêmicos e secundaristas em Gurupi

29 de Outubro de 2018

Em 2018 a terceira edição do Concurso de Pontes de Macarrão contou com a participação de centenas de acadêmicos e estudantes secundaristas, que movimentaram o Parque Mutuca na tarde do último sábado, 27. Cerca de 40 equipes se inscreveram no concurso, promovido pela Liga Acadêmica do Concreto de Alta Resistência (Lacar) do curso de Engenharia Civil da UnirG – Universidade de Gurupi.

1aProvadaPontedeMacarraotesteO número de competidores aumentou em relação aos anos anteriores. No ano passado 15 equipes foram inscritas, já em 2018 foram 40. De acordo com a coordenadora de estágio do curso de Engenharia Civil, Bárbara Gomes Ferreira, o sucesso do evento é resultado de um trabalho que busca integrar acadêmicos e professores e divulgar as ações do curso junto à comunidade.

1aConcursoPonteMacarraopublico“Esse ano temos a participação de secundaristas e nosso objetivo é oferecer a oportunidade para que eles já vivenciem um pouco do ambiente acadêmico, mesmo que ainda não estejam na graduação. Fomos às escolas e, em parceria com os professores de Física, oferecemos o suporte para que eles tivessem condições de inscrever seus trabalhos e competir com os nossos acadêmicos”, explicou.

A estudantes Laís Cardoso Batista, do 3º ano do Centro de Ensino Médio Ary Ribeiro Valadão Filho foi uma das estudantes que se sentiu motivada a entrar na disputa. “Os professores de UnirG foram na minha escola, apresentaram o evento e nos ajudaram fornecendo material com informações para a construção da ponte. Eu quero muito ser engenheira e estar aqui é muito bom porque posso conhecer melhor a profissão que escolhi, antes mesmo ingressar na universidade”, ressaltou a estudante.

1aProvadaPontedeMacarrao1Entre os competidores, a cada teste era grande e expectativa para saber qual projeto seria o vencedor. De acordo com Sherman Veras, acadêmico do 8º período de Engenharia Civil, o processo de construção da ponte é demorado e trabalhoso. “São várias as dificuldade que precisam ser superadas para que a ponte fique resistente. Todo o conhecimento que eu já adquiri até o momento no curso, sobre resistência de materiais, cálculos, e vários outros precisaram ser aplicados quando nós construímos a ponte”, explicou.

1aConcursoPonteMacarraoprovaUma das primeiras pontes que foi submetida aos testes de carga foi construída pela equipe do aluno Itamar Gomes, do 4º período de Engenharia Civil. Em 2017 ele também participou do evento e sua equipe conquistou a 4ª colocação. “O concurso está fantástico, com um número bem maior de competidores. É uma experiência muito válida, pois aplicamos todo o nosso conhecimento no desenvolvimento do projeto”, frisou.

O desafio consistiu na construção de uma treliça de macarrão, seguida da prova de carga. Na construção da ponte poderia ser utilizado macarrão tipo espaguete e cola, obedecendo as normas e regulamentos da competição. A treliça deveria ser capaz de vencer um vão livre de 1m, de forma que o peso da própria ponte (considerando os materiais utilizados) não poderia ser superior a 1kg.

A reitora da UnirG, Drª Lady Sakay, compôs a comissão julgadora do concurso e falou sobre o evento que está se tornando uma tradição no curso mais jovem da Instituição. “É uma iniciativa inovadora, que permite aos alunos colocar em prática conhecimentos teóricos. Mais do que isso também há uma integração motivada pela competição, o que é saudável. Parabenizamos a Lacar pela organização, que mostrou que os acadêmicos têm condições de desenvolver projetos com autonomia e competência, supervisionados pelos seus professores”, destacou Sakay.

1aConcursoPonteMacarraoatendimentossaudeEstudantes de Ligas Acadêmicas de outros cursos foram convidados para participar do evento e prestaram serviços gratuitos à comunidade. A Liga Acadêmica de Saúde da Família ofereceu aferição de pressão arterial, teste de glicemia, medidas abdominais e orientações sobre vida saudável.

Segundo a acadêmica de Enfermagem, Marina Moreira, a realização de eventos com a participação de cursos de diferentes áreas é produtiva. “Somos uma universidade e essa interação é importante, pois compomos a mesma Instituição. Ficamos muito felizes com o convite do curso de Engenharia Civil e viemos dar a nossa contribuição, com ações da nossa área. É uma iniciativa excelente”, elogiou.

A Liga Acadêmica de Saúde Emocional (Lase) também participou do evento e realizou exercícios de respiração com os frequentadores do Parque Mutuca.

A equipe campeã foi Macarrao Armado 17, em segundo lugar Os Destemidos e a terceira colocação ficou com o grupo Thor. Os vencedores ganharam troféus e prêmios em dinheiro. Confira a tabela com a colocação de todos os participantes, clicando aqui.