Letras: revista Ressaca Literária lança 4ª edição no 7º Congresso Científico

19 de Outubro de 2018

Na noite de ontem, 18, o curso de Letras da UnirG – Universidade de Gurupi lançou a 4ª edição da Ressaca Literária, revista de poesia, prosa et cetera. O evento ocorreu durante o 7º Congresso Científico, promovido na 4ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO)

2ressacaRessaca Literária é um periódico semestral produzido pelos acadêmicos e professores do curso, que tem como missão fomentar a produção acadêmica sobre estudos literários, linguísticos e culturais. A ideia é permitir ao estudante e pesquisadores a divulgação de seus trabalhos, além de estimular a leitura, o debate crítico e a revelação de novos talentos artístico-literários.

Segundo a diretora geral da revista, professora Wellitania Oliveira, o periódico inicia Pelo Caminho da Prosa, com A Inapropriada Vingança, um conto do acadêmico Euler Moura. Na sequência vem Ondas de Poesia, com poemas de autoria de diversos poetas e ilustrados com fotografias do renomado Repórter-fotográfico, o paraibano Antônio David Diniz.

O espaço acadêmico-autobiográfico, desta edição, apresenta o Prof. Dr. Plínio Sabino1ressaca Sélis, seguido de uma entrevista com a escritora Marilde Gomes, da Academia Gurupiense de Letras (AGL). “Já a produção acadêmica é constituída de textos na área de teoria e crítica literária, bem como de produções de aspectos linguísticos. Inicia-se com um ensaio sobre Fogo Morto, a metáfora regionalista e decadente de José Lins do Rego, escrita por mim, seguida de uma reflexão sobre a função da literatura, por Magna Maria Ferreira”.

Na continuação há ainda dois estudos: "O tópoi carpe diem em tempos contrastantes: intertextualidade no Barroco e Arcadismo", por Lucas dos Santos Costa; “Releitura em desenho: uma perspectiva teórico-metodológica para formação do leitor-literário infantil”, de Vonia Maria de Souza Lemos e "Concepções sobre o grafismo indígena (parte 2)", da professora Ilka da Graça Baía de Araújo.

Na coluna Outras Artes, a revista traz a Sússia, como elemento cultural do Tocantins, por Domingas Santana dos Reis, e alguns conceitos sobre a Literatura Marginal, por Thallison Assunção.

A ressaca de leitura apresenta uma análise de um poema do livro hibernu, do poeta português Luís Paulo Meireles, por Fabiano Donato Leite, ilustrado com desenhos do próprio poeta.  E, ainda, algumas curiosidades literárias.

A revista é publicada semestralmente e conta com a participação de professores, acadêmicos e egressos do curso de Letras. Nesta edição a capa contou com a participação da artista Paula Lourenço.

DIREÇÃO GERAL: Wellitania Oliveira

COORDENADOR DE REDAÇÃO: Lucas dos Santos Costa

REDAÇÃO/TEXTOS/FOTOS: Daniela da Silva Faria Vieira    Domingas Santana dos Reis Elane Aparecida M. Santos Milhomem Euler Moura da Silva Kamylla Rodrigues Milhomens Lucas Peres da Mota  Milena Castro Milhomem Raquel de Castro Pereira Thallison Henrique de Souza Assunção

DIAGRAMAÇÃO: Natan Fernandes

PROJETO GRÁFICO: Wellitania Oliveira

CORREÇÃO: Ilka da Graça Baía Araújo

CONTATO: ressacaliteraria2017@gmail.com - WHATSAPP: (63) 98427-7656

PATROCÍNIO: Academia de Inglês Washington; Dr. Felipe Oliveira Neves e We Love Burgers.
APOIO: Curso de Letras/UnirG; Academia Gurupiense de Letras-AGL.

1capa RESSACA LITERÁRIA Final