Combate aos crimes cibernéticos é destaque na segunda noite do 7º Congresso Científico da UnirG

19 de Outubro de 2018

A comunidade acadêmica participou ativamente da discussão sobre “Combate e prevenção aos crimes cibernéticos”, ministrada professor Delgado Júnior, de Palmas/TO, na noite de hoje, 18, no 7º Congresso Científico da UnirG – Universidade de Gurupi. O evento faz parte da programação da 4ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg), no campus do IFTO.

p1.1O palestrante divulgou diversos códigos de proteção para os participantes. Dentre as abordagens, destacou os cuidados com fake news (notícias falsas) disseminadas na internet. “Fake news é crime e já temos casos de comprovação deste ato, em Palmas, com a apresentação de prints de compartilhamentos pelo Whatsapp. Mas nem tudo na internet é ruim, temos como exemplos, o Ensino a Distância e os canais utilizados por talentos”, disse o professor.p2.2

A acadêmica do 7º período de Direito, Maysa Galvão, relatou que “na era digital em que vivemos é imprescindível que nós saibamos identificar esses tipos de crimes cibernéticos, cada vez mais crescentes com a evolução tecnológica”.

O presidente da Fundação UnirG, Thiago Benfica, acompanhou as atividades e destacou que “a Sicteg é um evento de referência no Estado e este ano o nosso congresso científico fez parte da programação sendo um sucesso. Até agora tudo está ocorrendo de acordo com o programado e só destacamos êxito”, destacou Benfica.

Entre as 10 palestras realizadas na segunda noite, o psicólogo egresso da UnirG, Ruy Tadeu Costa Ribeiro, falou sobre “ Gênero e Sexualidade”, tema oriundo do seu livro “Ensaio de Psicoterapia I – do desamor à possibilidade do amor”, lançado este ano pela editora Biblioteca 24 horas.

p3.1Ruy Tadeu atualmente reside em São Luis/MA e é coordenador da Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas (Abrafh), na Região Norte. “É preciso dialogar sobre essa temática, principalmente no contexto em que estamos inseridos atualmente, onde cada vez mais falamos sobre as questões de gênero e sexualidade. É necessário compreender de forma mais clara sobre as propostas e o que temos de produçãotrab cient científica sobre o assunto”, frisou o psicólogo.

A estrutura física do evento conta com mais de 40 estandes para exposições, 07 auditórios para cerca de 70 palestras e mesas-redondas, praça de alimentação e mais de 20 salas para minicursos, Incubadora Inovo, projeto Hora Cidadã, Filosofia e Cinema, Semana de Fisioterapia, entre outras ações.

Durante o evento estão sendo apresentados também, cerca de 400 trabalhos científicos de pesquisa e extensão.

A Sicteg é promovida pela Prefeitura de Gurupi, articulada pelo Programa Inova Gurupi, organizada pelo Conselho de Gestores de Instituições de Ensino Superior de Gurupi e da região sul do Estado, UnirG, UFT, IFTO e Sebrae.