Semana de Fisioterapia da UnirG é realizada na 4ª Sicteg

18 de Outubro de 2018

Começou hoje, 18, e segue até este sábado, 20, a Semana do curso de Fisioterapia da UnirG – Universidade de Gurupi. Este ano, o evento ocorre dentro do 7º Congresso Científico da Instituição, durante a 4ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi – Sicteg, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO).

fisio001A Semana aborda o tema “Novas tecnologias para novos resultados” e é desenvolvida em comemoração ao Dia do fisioterapeuta, 13 de outubro. “A escolha da temática possibilita o processo de inovação tecnológica que vem ocorrendo no cenário da Fisioterapia, com novas tecnologias buscando resultados mais acelerados na reabilitação de pacientes”, afirmou o coordenador do curso, Geovanne Rossone.

A primeira palestra da Semana ocorreu na manhã de hoje, com a apresentação sobre “Atuação do fisioterapeuta na recuperação de atletas”, ministrada pelo fisioterapeuta egresso da Instituição, Lucas Sousa Rocha. Ele atua em Brasília, com reabilitação esportiva.

fisio002Durante à tarde, o fisioterapeuta referência em terapia manual, Rodrigo Deller, de Dourados/MS, falou sobre “Terapia Manual: Raciocínio clínico e evidências terapêuticas”.

"É uma técnica que agrega na atuação do fisioterapeuta com o paciente. Com o auxílio dela, conseguimos utilizar muitos resultados, diminuir o tempo de intervenção do profissional. Isso, associando com outras já existentes, mas que vem para aperfeiçoar e acelerar o tratamento" frisou Deller.

A programação da Semana conta ainda com a oferta de dois minicursos. O primeiro será nesta noite, na Clínica Escola de Fisioterapia, no Campus II, ministrado por Deller, com o tema "Manipulação e mobilização da coluna vertebral".

No sábado, 20, o fisioterapeuta egresso da UnirG, Andre Cunha, abordará "O uso dos Pontos Gatilhos na Osteopatia". Atualmente Cunha cursa Osteopatia pela Escuela  de Osteopatia de Madrid.

Olimpíada do Conhecimento

FisioPara encerrar a programação da Semana será realizado, nesta sexta-feira, às 18h, o evento Fisioterapia Interturmas 2018, uma olimpíada de conhecimento em formato de gincana. Participarão acadêmicos do 3º ao 8º períodos do curso, com equipes compostas por três acadêmicos, escolhidos por seleção com base na melhor média de notas.

A competição será nas áreas de Anatomia e Fisiologia Humana. Na primeira fase da olimpíada as equipes responderão 30 questões objetivas em 30 minutos e na segunda fase, responderão oralmente perguntas sorteadas.

Os três representantes da turma vencedora ganharão uma bolsa de 100% para um curso de 30 horas, de Acupuntura da Dor, que será realizado em novembro, no Instituto de Excelência em Educação e Saúde (IEES), em Palmas, com o Dr. Fernando Carvalho, de Goiânia.

Confira as equipes inscritas, aqui.

A olimpíada é realizada pelo Centro Acadêmico de Fisioterapia e pela coordenação do curso, com a parceria do IEES de Palmas. É esperada a participação de cerca mais 200 acadêmicos do curso.

O Congresso Científico segue até amanhã, 19, com palestras, minicursos, mesas-redondas, estandes e outras atrações.

A Sicteg é promovida pela Prefeitura de Gurupi, articulada pelo Programa Inova Gurupi, organizada pelo Conselho de Gestores de Instituições de Ensino Superior de Gurupi e da região sul do Estado, UnirG, UFT, IFTO e Sebrae.