Comunidade acadêmica participa do 7º Congresso Científico da UnirG

17 de Outubro de 2018

Estudantes, professores e profissionais lotaram os auditórios do 7º Congresso Científico da UnirG – Universidade de Gurupi, neste primeiro dia do evento. As atividades começaram na manhã de hoje, 17, e seguem até sexta-feira, 19, na 4ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg), realizada no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO).

palestra1cont2A reitora da UnirG, Dra. Lady Sakay, acompanhou as ações e convidou a comunidade acadêmica para continuar participando ativamente. “Estamos felizes com a movimentação, tanto dos estudantes, quanto dos professores e durante esses três dias, as atividades acadêmicas serão concentradas no evento. A nossa expectativa é superar os resultados da última edição, que teve uma circulação de aproximadamente 24 mil pessoas”, disse.

palestra1gontDurante todo o dia foram realizadas mais de 10 palestras com temas diversos. Entre os ministrantes da tarde, o professor Dr. Marcos Gontijo abordou “Infecções congênitas: análise das características epidemiológicas em Gurupi, Tocantins”.

Um dos assuntos mencionados por Gontijo foi a toxoplasmose (uma doença infecciosa, congênita ou adquirida, causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii). A doença pode ser transmitida por mãe-filho, quando mulheres grávidas estão infectadas e não fazem o tratamento. A enfermidade pode causar além de deformações no bebê, outras complicações durante a gestação.

“Um problema sério dos municípios é a falta de sequencia dos serviços especializados, nas trocas de gestões. Para detectar é feito um exame simples, por coleta de sangue, fornecido gratuitamente pelo SUS”, relatou o palestrante.

Gontijo afirmou que a Organização Mundial de Saúde (OMS) garante que são necessárias realizações de três sorologias para toxoplasmose durante a gravidez, mas nem todos os estados seguem essa orientação.

palestranicoly“O Governo deve realizar ainda, campanhas educativas e o tratamento precoce. Já as gestantes devem ter cuidados na alimentação, no manuseio com a terra e com os animais”, frisou.

palestraspúblico2A professora do curso de Enfermagem, Nicoly Aguiar, ministrou a palestra “Registros de Enfermagem”. Ela pontuou sobre os aspectos éticos legais, Como devem ser os registros e os processos de enfermagem.

“O objetivo dos registros é manter uma perfeita comunicação entres os membros da equipe de saúde, de maneira a garantir uma adequada assistência por toda a equipe multiprofissional”, explicou a professora.

O economista e professor do IFTO, Francisco Viana Cruz, também esteve nas primeiras atividades da tarde, com o tema “Crescimento, Desempenho e Perspectivas para a Economia Brasileira: uma análise a partir dos indicadores econômicos e sociais”.

palestra3sDentre os tópicos, apresentou: As projeções da dívida bruta do governo federal; O corte percentual no gasto primário federal relativo à 2016; Receitas de impostos indiretos na porcentagem do PIB 2016 e Impostos como porcentagem da receita total, por Estado.

A abertura oficial está marcada para logo mais, às 19h. Confira a programação completa do evento no site www.sicteg.com.br. O evento tem como tema "A Ciência para a redução das desigualdades sociais".

A Sicteg é promovida pela Prefeitura de Gurupi, articulada pelo Programa Inova Gurupi, organizada pelo Conselho de Gestores de Instituições de Ensino Superior de Gurupi e da região sul do Estado, UnirG, UFT, IFTO e Sebrae.