Palestras abrem programação do 7º Congresso Científico na 4ª Sicteg

17 de Outubro de 2018

Diversos temas foram abordados hoje, 17, nas primeiras palestras ministradas no 7º Congresso Científico da UnirG – Universidade de Gurupi. O evento é parte da programação da 4ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg) e segue até sexta-feira, 19, no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO), em Gurupi. O evento tem como tema "A Ciência para a redução das desigualdades sociais".

1aPlateia palestraO auditório ficou repleto na palestra sobre a “A ciência da inteligência emocional”, proferida pela advogada Regiane Santos Ribeiro. Entre outros assuntos, a palestrante falou sobre o coaching sistêmico e o conceito de inteligência emocional. “Precisamos trabalhar todos os 11 pilares da nossa vida: social, intelectual, saúde, financeiro, conjugal, filhos, entre outros, que estão relacionados entre si e afetam a 1aPalestraInteligenciaEmocionalforma como nos desenvolvemos de forma completa”, destacou.

Acadêmicos de Engenharia Civil também participaram da palestra sobre “Plano de gerenciamento de resíduos sólidos na Construção Civil”, ministrada por Antônio Pereira de Vasconcelos Neto.  Antônio destacou, entre outros assuntos, o detalhamento das etapas de construção de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos.

A médica dermatologista Jordana Vendramini Machado discorreu sobre “Cuidados com a pele x Exposição à radiação solar”, em que apontou a importância do uso do protetor solar como um cuidado básico com a saúde da pele. “Ainda que sejam aplicados laser, peeling ou despigmentação, para melhorar o aspecto estético da pele, o uso do protetor solar é fundamental e, por isso não deve ser deixado de lado”, frisou.

"Emergências de saúde pública no Brasil: preparação e resposta" foi o tema discorrido pelo enfermeiro e epidemiologista, Wender Antonio de Oliveira, e "O uso do cimento como uma solução sustentável na construção civil", foi abordado pela arquiteta Daniela Carvalho de Mendonça.

Uma das palestras realizadas no segundo turno da manhã foi com o médico Flávio Cavalcante de Assis, Coordenador Médico da Central de Consultas e Exames e

1aPalestraResiduosConstrucaoCivilTratamento Fora de Domicílio do Estado do Tocantins, que falou sobre o “Completo Regulador Estadual. O encontro foi direcionado a acadêmicos e profissionais da área da saúde. De acordo com Flávio, o objetivo é explanar a forma adequada de fazer a regulação de pacientes dentro do sistema de saúde do Estado, ou seja, como um paciente deve ser atendido na Rede de Atenção Básica e encaminhado para os serviços de alta complexidade, quando houver necessidade. Conhecendo bem o sistema de regulação é possível otimizar os recursos públicos e agilizar o atendimento ao paciente”, explicou.

A realização do Congresso Científico foi aprovada pelos acadêmicos da UnirG, que já estão comparecendo em grande número ao evento. “Tem sido uma experiência nova, pois no Estado ainda são poucos os 1aPalestranteCuidadoscomaPelecongressos dessa natureza. Essa parceria da UnirG com as outras instituições abre grandes portas para nós termos uma visão mais ampla de mercado e também para a troca de ideias com outras pessoas. Hoje já participei de uma palestra, o que foi de muito proveito, que abordou um tema que estou estudando e quero me especializar, que é o gerenciamento de resíduos”, disse a estudante Ilda Rodrigues da Silva, do 9º período de Engenharia Civil.

1aPlateia palestra1De acordo com a Pró-reitora de Graduação e Extensão da UnirG, Drª Marcilene Assis, "o evento tem uma diversidade de palestras com temáticas variadas que contemplam todas as áreas do conhecimento. A mobilização dos organizadores é para que os acadêmicos participem de todos os momentos, independente do curso de cada um, para que haja uma experiência multidisciplinar nesses três dias".

À tarde a programação do evento segue com palestras das 14 às 18h.  A abertura oficial está marcada para às 19h.

A Sicteg é promovida pela Prefeitura de Gurupi, articulada pelo Programa Inova Gurupi, organizada pelo Conselho de Gestores de Instituições de Ensino Superior de Gurupi e da região sul do Estado, UnirG, UFT, IFTO e Sebrae. Ano passado a Sicteg foi sediada na UnirG, com a circulação de aproximadamente 24 mil pessoas durante os três dias do evento.