LIPE participa de comemoração pelo Dia Mundial da Saúde Mental

11 de Outubro de 2018

Membros da Liga Interdisciplinar de Processos Educativos (LIPE) e estudantes de Educação Física participaram ontem, 10, de um evento em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental, promovido pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I), em Gurupi. A ação foi realizada no Clube da Celtins.

1aLIPECAPSINa oportunidade foram desenvolvidas atividades recreativas, como alongamento cantado e dançado, jogos, brincadeiras, danças, entre outras em conjunto com os usuários do CAPS I. A ação foi coordenada pela professora do curso de Educação Física, Daniele Gross e pelo docente do curso de Psicologia e psicólogo no CAPS I, Me. Jeann Bruno Ferreira da Silva.

"Foi um evento riquíssimo, que contou com a interação entre acadêmicos e comunidade, além de promover 1aLIPECAPSI1uma experiência única a cada um dos presentes. Entender as dificuldades que cada ser humano passa em suas vidas, faz parte do papel do professor. Com esses momentos buscamos possibilitar esse conhecimento aos acadêmicos que, em um futuro próximo, sairão para o mercado de trabalho com uma visão mais segura de tudo que vivenciaram na graduação", destaca a professora orientadora da LIPE, Daniele Gross.

“Reconhecemos que é de tamanha importância a prática de exercícios físicos para o bem-estar psíquico de nossos pacientes, pois com essas atividades eles se expressam, aliviam suas angústias e preservam suas funções psicomotoras. Esta parceria fortalece diretamente a Saúde Mental na Atenção Básica. A LIPE contribuiu para este momento, proporcionando atividades e dinâmicas com os pacientes e profissionais no intuito de estimular a 1aLogo LIPE Horizontalprática consciente de exercício físico", explica o Me. Jeann Brunno, professor da UnirG e psicólogo do CAPS I.

A experiência também foi positiva para os estudantes que colaboraram com a ação. "Vivências e experiências são sempre bem-vindas e auxiliam na nossa evolução enquanto acadêmicos, para que a gente consiga ter uma visão mais ampla e clara dos diversos públicos e locais de atuação", avaliou a acadêmica Gabriela Tatilla.

No dia 10 de Outubro é comemorado o Dia Internacional da Saúde Mental. A data foi instituída em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental, com a proposta de chamar atenção pública para o assunto, que ainda é um tabu na sociedade. Para 2018, o tema escolhido pela Organização Mundial de Saúde para celebrar o momento foi “Os jovens e a saúde mental em um mundo em transformação" *.

*Com informações do Ministério da Saúde (http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/53564-dia-mundial-da-saude-mental-promove-reflexao-sobre-jovens)