Curso de Fisioterapia realiza capacitação sobre emergência cardiovascular para estudantes do Ensino Médio

25 de Setembro de 2018

Você sabe como agir ao presenciar uma parada cardiorrespiratória? Para capacitar professores e estudantes de escolas do Ensino Médio em Gurupi em suporte básico de vida, o curso de Fisioterapia da UnirG – Universidade de Gurupi, começou um projeto que leva orientações sobre procedimentos a serem executados em situações de emergência cardiovascular.

1aTreinamentoSuportedeVida2

As atividades começaram na última semana na Escola Estadual Dr. Joaquim Pereira da Costa e será estendida para outras escolas.

1aTreinamentoSuportedeVida1“É um protocolo que deve ser executado por qualquer indivíduo que identifique uma parada cardiorrespiratória, o que aumenta a chance de sobrevida do indivíduo que apresente tal condição”, explica a professora responsável pelo projeto de extensão curricularizada da disciplina de Urgência e Emergência no curso de Fisioterapia, Marcella Sales.

Ainda segundo ela, “a cada ano são registrados cerca de 200 mil paradas cardiorrespiratórias, conforme a Sociedade Brasileira de Cardiologia, sendo que metade ocorre fora de hospitais. É um tema muito relevante, por quanto maior o conhecimento da população, menor a incidência de casos”.

O projeto é desenvolvido por acadêmicos do 8º período de Fisioterapia. A próxima escola que deverá receber a visita da equipe do projeto será a Escola Odair Lúcio, hoje, às 20h30.

1aTreinamentoSuportedeVida3          1aTreinamento Suporte de Vida