Congresso Científico da UnirG será realizado na 4ª Sicteg

12 de Setembro de 2018

Esse ano, o 7º Congresso Científico da UnirG será realizado entre os dias 17 e 19 de outubro, durante a 4ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg), com o tema “Ciência para redução das desigualdades”. O evento será sediado no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins em Gurupi (IFTO).

1aCongressoCientificoUnirG2018

A Sicteg está alinhada a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e ocorrerá simultaneamente em todo o país.

Em Gurupi a semana é integrada e promovida pela Prefeitura de Gurupi, articulada pelo Programa Inova-Gurupi, organizada pelo Conselho de Gestores de Instituições de Ensino Superior de Gurupi e da região sul do Estado, Universidade de Gurupi (UnirG), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e Sebrae. Ano passado a Sicteg foi sediada na UnirG, com a circulação de aproximadamente 24 mil pessoas durante os 3 dias do evento.

“As três instituições de ensino unirão forças e promoverão um grande evento para toda a comunidade da região sul do Tocantins. É uma excelente oportunidade para que nossos alunos e professores estejam compartilhando conhecimento e experiências”, explica a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UnirG, Drª Marise Suzuki.

Segundo ela, o envolvimento dos estudantes no evento é imprescindível, tendo em vista que a formação dos estudantes é enriquecida com a participação em eventos dessa natureza. “A construção de um profissional de sucesso não é feita somente em sala de aula, mas passa por momentos como esse, em que há oportunidades para criação de redes de contato com outras pessoas e para ampliar a sua própria visão sobre a sua área de atuação”, complementou.

A inscrição na Sicteg é gratuita no site www.sicteg.com.br e garante ao congressista o direito de participar de todas as atividades do evento, mediante disponibilidade de vaga, incluindo o Congresso Científico da UnirG. Apenas para os minicursos oferecidos pelas Ligas Acadêmicas haverá cobrança de taxa de inscrição.

A última edição do Congresso da UnirG foi realizada em 2016, e contou com a presença de mais de 10 mil pessoas. Na oportunidade foram apresentados 146 trabalhos científicos, 54 minicursos e oficinas, além de cerca de 20 palestras.

Inscrição de trabalhos

O prazo para submissão de trabalhos científicos está aberto até 19 de setembro na plataforma http://eventossicteg.unirg.edu.br. Para a submissão do resumo, o autor deverá estar cadastrado na plataforma.

Poderão ser submetidos trabalhos nos seguintes formatos:

- Trabalhos originais apresentados no formato de pôster (com avaliação e premiação). As premiações serão de 1º, 2º e 3º lugar para as categorias graduação e pós-graduação.

- Mostra de trabalhos (sem avaliação e sem premiação): contempla trabalhos com resultados parciais ou divulgados em outros eventos (apresentados em forma de pôster) e relatos de experiência (apresentação oral).

A Comissão Científica elegerá os três trabalhos científicos mais bem pontuados de cada categoria (Ciências Sociais Aplicadas, Educação, Saúde, Engenharias, Exatas e Biológicas). Os mais bem pontuados serão agraciados com uma certificação de trabalho destaque da IV Semana Integrada de Ciência e Tecnologia.

Para mais informações sobre a submissão do resumo do trabalho científico acesse:

- Edital de submissão de trabalhos

- Tutorial com o passo a passo das etapas de submissão de trabalhos

- Modelo do pôster