Palestra abre IX Encontro de Psicologia

30 de Agosto de 2018

Foi realizada na noite de ontem, 29, a abertura oficial do IX Encontro de Psicologia do Centro Universitário UnirG, no auditório da Apug. O evento teve início segunda-feira, 27, e segue até amanhã, 31, com atividades diversificadas para acadêmicos e professores.

1aEncontrodePsiMesaO encontro é realizado todos os anos, em comemoração ao Dia Nacional do Psicólogo, 27 de agosto. Nessa edição, os dois primeiros dias foram dedicados a atividades esportivas, organizadas pela Atlética Insana.

1aEncontrodePsiBallet“Foi preparado um momento dinâmico, de interação entre os acadêmicos, com jogos de futsal e voleibol. Também teremos palestras voltadas para temas importantes, relacionados a atuação do psicólogo na atualidade, como o aborto, feminicídio e a corporeidade”, explicou a professora Aline Rezende, membro da equipe organizadora do evento.

O grupo de ballet da Casa de Cultura da UnirG fez uma apresentação na abertura das atividades. Em seguida, a coordenadora do curso, Ma. Larissa Azevedo, destacou a intensa participação dos acadêmicos e professores no evento. “É o reconhecimento de que é um curso dinâmico e que tem buscado a integração”, frisou.

Palestra

1aEncontrodePsiPalestranteA psicóloga Lais Karolinny Almeida Amaral, analista de fiscalização do Conselho Regional de Psicologia, ministrou a palestra "Psicologia e Corporeidade: papel da Psicologia e a avaliação psicológica nos contextos da busca pelo corpo perfeito".

“É crescente a inserção do psicólogo em equipes de avaliação de pacientes que desejam ser submetidos a cirurgias bariátricas ou estéticas. A busca pelo corpo perfeito é frequente, demonstrando que esse é um mercado em constante expansão. Todavia é necessário que também seja feita uma reflexão sobre como está a saúde mental dessas pessoas e os reais motivos pelos quais elas desejam fazer essas intervenções. Assim, a contribuição do psicólogo nesse contexto é 1aEncontrodePsiPlateiafundamental”, disse Lais.

A psicóloga também abordou as etapas e os instrumentos utilizados em avaliações para cirurgias bariátricas, a partir da sua experiência como psicóloga atuante nessa área.

Hoje, 30, será realizada uma Mesa de debate sobre “A legalização do aborto” organizado pela Liga Acadêmica de Saúde Emocional (Lase), com a presença de profissionais das áreas da Enfermagem, Medicina, Direito e Psicologia.

Amanhã o evento será encerrado com a palestra “Feminicídio”. Foi convidada para falar aos presentes, a psicóloga Alessandra Ferreira Velasco.

A Apug está localizada na rua 9 entre as avenidas Rio de Janeiro e Guanabara, Centro, Gurupi