Dia Nacional de Combate ao Fumo é lembrado em ação do curso de Farmácia

29 de Agosto de 2018

A Lei Federal 7.488, criada em 1986, instituiu a data de 29 de agosto, como o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Uma ação realizada na noite de ontem, 28, pelos acadêmicos do curso de Farmácia da UnirG destacou os danos causados pelo consumo de tabaco.

1aCombateTabagismoFarmaciacampusIINo campus II, os acadêmicos do 6º período, realizaram a distribuição de material informativo, aferição de pressão arterial e orientações sobre hábitos saudáveis.

“O tabaco é causador de diversas doenças que afetam a população. Com essa ação nosso objetivo é reforçar a importância de buscar qualidade de vida”, disse a professora Sara Falcão, responsável pela disciplina Atenção Farmacêutica.

De acordo com ela, ainda esse semestre outras atividades serão realizadas na cidade, com temas que estão em acordo com o calendário do Ministério da Saúde.

1aCombateTabagismoFarmaciaPA

Tabagismo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o tabagismo como a dependência da droga nicotina, presente em qualquer derivado do tabaco, seja cigarro, cigarrilha, charuto, cachimbo, cigarro de palha, fumo de rolo ou narguilé.

Após ser absorvida, a nicotina atinge o cérebro entre 7 e 19 segundos, liberando substâncias químicas para a corrente sanguínea que levam a uma sensação de prazer e bem-estar. Essa sensação faz com que os fumantes usem o cigarro várias vezes ao dia. Por sentir prazer, o 1aCombateTabagismoFarmaciaequipefumante busca o cigarro em situações de estresse, para "relaxar".

Além dos danos à saúde (como diferentes tipos de câncer, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, osteoporose e catarata entre mais de 50 doenças diretamente relacionadas ao tabagismo), ao longo da cadeia de produção do tabaco há fatores que afetam o meio ambiente e toda a sociedade: uso de agrotóxicos, adoecimento dos fumicultores, inclusive crianças e adolescentes, desmatamento, incêndios, resíduos urbanos e marinhos*.

* Com informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA) http://www.inca.gov.br