Projetos culturais e Inova Gurupi são apresentados para avaliadores do CEE

04 de Julho de 2018

Na noite de hoje, 03, os membros da Comissão de Avaliação do Conselho Estadual de Educação (CEE) conheceram a Casa de Cultura da UnirG e o Programa Inova Gurupi. Desde esta segunda-feira, 02, a equipe está avaliando a Instituição para o credenciamento da UnirG como universidade.

visita001A Comissão é composta pelos membros: Josiel Gomes dos Santos  (Presidente), César Floriano de Camargo e Joana D’Arc Alves Santos.

As apresentações de ballet ocorreram no estúdio de dança da Casa de Cultura, já de música foi no auditório do Centro Administrativo da Fundação UnirG. A orquestra jovem de cordas do projetovisita 3 Ciranda das Artes, da Casa de Cultura apresentou Anunciação – Alceu Valença, Sinfonia nº 40 de Mozart, Bella Ciao – Canção popular italiana e Believer – Imagine Dragons.

Durante estes sete anos à frente da Casa é marcante vivenciar o crescimento socio-cultural de nossos assistidos em todas as modalidades ofertadas. Temos atualmente alunos de música instrumental, flauta transversal, piano, teclado, além das modalidades violino, viola de arco, contrabaixo acústico e violoncelo. Ofertamos ainda artes plásticas, dança laboral e ballet clássico, insclusive, temos recentemente uma bailarina ex-aluna nossa se destacando fora do País, que ganhou uma bolsa de estudo nos Estados Unidos", destacou a gestora da Casa de Cultura, Sheyla Carvalho.

Em seguida a professora Ma. Adriana Terra, juntamente com uma equipe, fez a apresentação do Inova Gurupi. “Queremos transformar Gurupi em um exemplo de ensino superior. O Inova é um programa subdividido em três projetos: Educação Científica, Educação Empreendedora e Habitats de Inovação”, frisou.

Participaram da atividade, a reitora Drª Lady Sakay, o presidente da Fundação UnirG, Thiago Benfica, a pró-reitora de Graduação e Extensão, Drª Marcilene Araujo, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Drº Marcos Gontijo, o diretor regional de ensino, Davi Abrantes, o diretor do campus de Gurupi, do Instituto Federal do Tocantins(IFTO), Marcelo Terra, o presidente do Conselho Curador, Gomercindo Silveira, a professora Célia Agustini, entre visita 6outros. Compareceram ainda, gestores anteriores como o professor Alexandre Dias e Verbena Medeiros.o1 visita

“Com o credenciamento, a UnirG terá mais autonomia, poderá criar campus em outras cidades, terá acesso a editais que são abertos apenas para universidades e as parcerias serão ampliadas, dentre outros avanços”, exemplificou Lady Sakay.

Thiago Benfica relatou que o anseio é antigo. “Esse processo de transformação da UnirG em universidade vem sendo pleiteado já há alguns anos e atualmente a Instituição está preparada para galgar esse espaço”, afirmou o presidente.

A avaliação segue até amanhã, 04. Conforme a previsão da programação, pela manhã, haverá reunião entre a Reitoria e a Presidência da Fundação UnirG e Avaliação dos projetos da Pós-Graduação Lato Sensu. A visita será encerrada à tarde, das 13h30 às 16h, com o Levantamento das evidências documentais de acordo o Instrumento de Avaliação.

Fotos: (Gabriel Gonçalves/Ascom UnirG)